Obrigação e Necessidade
Lembro que quando fomos ao México e tivemos a oportunidade de conhecer os adolescentes do grupo de Educação Condutiva do ConNosotros, eram eles que nos falavam deste método húngaro. Estavam ali fazendo seus programas e seguindo suas rotinas por sua necessidade. Falavam dos movimentos mais importantes, das atividades a se concentrar mais para um e para outro.
Hoje nosso grupo em Florianópolis trabalha de forma lúdica, usamos dos artifícios da criatividade, das artes, da curiosidade para que nosso grupo de crianças realize os movimento necessários adequadamente. Mas nem sempre eles estão dispostos ou prontamente felizes para realizar.
Este salto para a maturidade, entendendo que é necessário estar ali, não como obrigação, mas como necessidade; estamos recentemente iniciando a construir. Querer pular corda, ficar de pé ou fazer triatlon, depende sim de boa vontade, mas também de muito treino.
Ontem estávamos sentados em uma cadeira nova (Backyardigans, presente de aniversário), aproveitando a novidade para um treino de equilíbrio e concentração. Os breves momentos ali sentados despertaram a altivez de minha filha, que destacou a postura, a realização e o êxito, em tom de surpresa parabenizou meu filho com um super abraço. Neste mesmo instante o outro que assistia do sofá disse em tom de apresentador circense:
- Agora preparem-se, todos vocês! Uma surpresa! Eu estou indo até aí.
Fez o movimento com as pernas, os pés, depois disso uma pausa, e, adicionou baixinho:
- Com a mãe...