Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, June 10, 2008

Ordem e segurança


Vivemos em uma constante ordem e progresso. Não somente porquê somos brasileiros, e temos este lema em nossa bandeira, mas porquê a ordem faz parte do ser.

Se estamos na cozinha e a porta do micro-ondas está aberta, fechamos. Se uma caneta está sem tampa, automaticamente a fechamos. Se o casaco cai do cabide, recolocamos.

A ordem está presente dentro da gente. Meu filho fica ansioso quando as coisas estão fora de ordem, ele automaticamente quer organizar tudo, colocar no lugar, acabar com a bagunça.

Por algumas vezes achei que a preocupação dele fosse um tanto obsessiva, e tentei várias vezes mostrar que não precisamos fazer tudo em ordem. Ele gosta de seguir a lista de músicas de um cd, de acompanhar um álbum de figurinhas, de seguir a rotina da sala de aula, de jogar todos os jogos do videogame. Sem pular nenhum!

Entendo que aprendi que `ter ordem` também é uma forma de nos dar segurança. Sabendo que existe uma sequência natural, nos sentimos confortáveis com as surpresas.

Meus filhos ficam desesperados com a surpresa, com a chegada de uma visita, com o passeio em um novo lugar, com o conhecimento de uma nova experiência. Sim, estão a cada dia mais maduros conseguindo perceber as mais diversas situações, mas aquelas em ordem ainda é a melhor delas. Facilmente administráveis.

Querendo sempre mostrar que fora de ordem também funciona, para que aquela obsessão seja apenas um momento de conquista; acabo eu me perdendo em uma desordem, e me enrolando em uma sequência de harmonias que busco encontrar. Buscamos a ordem, porque somos a ordem. Temos a disciplina e a segurança dentro de nós mesmos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home