Ordem e segurança
Vivemos em uma constante ordem e progresso. Não somente porquê somos brasileiros, e temos este lema em nossa bandeira, mas porquê a ordem faz parte do ser.
Se estamos na cozinha e a porta do micro-ondas está aberta, fechamos. Se uma caneta está sem tampa, automaticamente a fechamos. Se o casaco cai do cabide, recolocamos.
A ordem está presente dentro da gente. Meu filho fica ansioso quando as coisas estão fora de ordem, ele automaticamente quer organizar tudo, colocar no lugar, acabar com a bagunça.
Por algumas vezes achei que a preocupação dele fosse um tanto obsessiva, e tentei várias vezes mostrar que não precisamos fazer tudo em ordem. Ele gosta de seguir a lista de músicas de um cd, de acompanhar um álbum de figurinhas, de seguir a rotina da sala de aula, de jogar todos os jogos do videogame. Sem pular nenhum!
Entendo que aprendi que `ter ordem` também é uma forma de nos dar segurança. Sabendo que existe uma sequência natural, nos sentimos confortáveis com as surpresas.
Meus filhos ficam desesperados com a surpresa, com a chegada de uma visita, com o passeio em um novo lugar, com o conhecimento de uma nova experiência. Sim, estão a cada dia mais maduros conseguindo perceber as mais diversas situações, mas aquelas em ordem ainda é a melhor delas. Facilmente administráveis.
Querendo sempre mostrar que fora de ordem também funciona, para que aquela obsessão seja apenas um momento de conquista; acabo eu me perdendo em uma desordem, e me enrolando em uma sequência de harmonias que busco encontrar. Buscamos a ordem, porque somos a ordem. Temos a disciplina e a segurança dentro de nós mesmos.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home