Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, April 24, 2008

Liberdade, naturalidade, espontaneidade, ...



Na história do Brasil nos ensinaram que os portugueses chegaram ao nosso continente e aqui encontraram índios ignorantes que precisaram ser domesticados e catequisados. Em minha ingênua ignorância por muitos anos pensei não existir nada antes dos descobridores portugueses.

Aquele que deseja determinar a ordem dos fatos muitas vezes acaba conseguindo. Com tantas nações no planeta água, me iludi achando que a pouco mais de 500 anos não existia gente pensante. Se eram eles indivíduos que não tinham tido contato com outros humanos, certamente deveriam ser pessoas que aprendiam com a natureza, com as suas necessidades.

Assim como a história dos portugueses, também me ensinaram que se meus filhos não fizessem tal coisa até os 3 anos, então jamais fariam. Coisas do tipo: "Se não puder colocar os calcanhares no chão, então que não se permita o andar. Se existir uma marcha, ela somente será automática. Se existir um movimento, ele foi não intencional."

Da mesma forma que os índios, fui ingenuamente enganada. Por alguns anos deixei de seguir a minha própria natureza e deixei de perceber a natureza de meus filhos. Quantos questionamentos em relação a uma determinada postura correta e quebra de padrões, sem nunca discutir a natureza de cada um.

Sou obrigada a admitir que foi a Educação Condutiva que deixou a minha mente mais límpida, me permitindo entender o indivíduo assim como ele é. Respeitando a sua natureza, acreditando no seu potencial. Hoje eu quero o que está além do meu domínio, permito entre outras coisas, e sem culpa, minha filha definir seu `amorado` ao invés de namorado. Nada mais natural: se vem do amor, só pode ser `amorado`.

A natureza, a liberdade, a naturalidade, a atividade espontânea, a essência, a sinceridade, a honestidade, a humildade, a transparência: Devem Ser Respeitadas. Sim é preciso mudar. Mas temos que mudar aquele que determina sem saber, aquele que poda, aquele que deixa nossa mente anuviada. E aquele é o adulto, aquele que também sou eu.

1 Comments:

Blogger Grilinha said...

PARABÉNS por este post maravilhoso...apesar de Portuguesa, bem sei o que queres dizer- o contra-relógio que os estudos e as estatisticas dizem...
Mas as crianças não são numeros nem matemática....são natureza. Adorei.

3:50 PM  

Post a Comment

<< Home