Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, May 09, 2008

O movimento das crianças


Relendo as orientações que recebemos da condutora para passar estas duas semanas de férias de educação condutiva, observo quantas atividades simples deixamos de fazer, impedindo-nos de justificar com desculpas como falta de tempo ou da necessidade de uma rotina específica. São momentos de leitura, de atividades da vida diária, de descanso.

Enquanto lavo a louça meu filho pode ajudar, mesmo que seja apenas molhando suas mãos e roupas, ficando de pé. Enquanto assistimos tv podemos estar brincando de rolar por todos os cantos da sala, nos momentos de leitura pedir que repitam palavras, façam um som qualquer ou simplemente aumentem o tom de voz.

Educação Condutiva é nos ensinar a fazer com nossos filhos, o que já fazemos com a gente mesmo. Admiro as pessoas que nos visitam e nos elogiam justamente por este ponto de vista: - É maravilhoso, é simples!

O que nos enriquece sem dúvida são as crianças que se encantam, como nós , por este método. Nesta semana recebemos a visita de uma delas e perguntei a ela o que achou de nossas rotinas, e ela me disse : "- Quero voltar amanhã." Outro dia recebemos a visita de uma profissional de outro estado do Brasil, e perguntando como ela tinha chego até nós, me comentou : "- Quem me instigou para vir aqui, foi uma criança que esteve no curso de férias com vocês. Ele disse que vindo a Florianópolis, eu não poderia deixar de visitá-los." E outro dia comentei aos pais que ainda não havia copiado as fotos do teatro, e o pai acrescenta: "- Ah, meu filho já viu a foto que está no blog. Ele que navega lá."

Neste dia das mães vamos seguir o movimento das crianças: não vamos esperar acontecer, vamos repetir aquilo que gostamos de fazer, indicar um amigo para fazer o que gostamos, despertar a alegria no coração dos outros, distribuir amor.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Aii Lê, quero saber tantas coisas deles, quero ver os dois no colégio novo... tenho que ir pra Floripa!!!!!
Tô lendo sempre, e adorando...
Beijossss
Gabi

7:53 PM  

Post a Comment

<< Home