Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, October 11, 2012

Paralisia cerebral


Procurando por uma imagem do cérebro, encontro novamente os conceitos de Paralisia Cerebral no Cantinho dos Cadeirantes, e me faço raciocinar e relembro de fatos que muitas vezes me esqueço, me confundo, me desoriento. Lembrando do dia 11 de outubro como o dia da Deficiência Física, reproduzo parte do texto que li.
Paralisia Cerebral

O termo paralisia cerebral (PC) é usado para definir qualquer desordem caracterizada por alteração do movimento secundária a uma lesão não progressiva do cérebro em desenvolvimento.
Causas
Desde que o médico inglês William Little, nos anos 1860s, descreveu pela primeira vez as alterações clínicas encontradas em uma criança com PC e relacionou estas alterações com hipóxia (baixa de oxigênio), se valorizou muito o papel da hipóxia perinatal e dos traumas de parto como fatores determinantes de lesões cerebrais irreversíveis. E mesmo depois de Sigmund Freud, em 1897, ter chamado a atenção para o fato de que se muitas das crianças apresentavam além das alterações motoras, outros problemas, tais como, retardo mental, convulsões e distúrbios visuais, o mais provável é que a causa pudesse estar também relacionada com agressões ocorridas em fases bem mais precoces da vida intra-uterina, a hipóxia perinatal foi considerada até recentemente como a principal causa de PC. Durante anos, essas observações de Freud não foram muito valorizadas até que no final dos anos 1980s, pesquisas importantes realizadas nos Estados Unidos e na Austrália demonstraram que tanto a hipóxia quanto outros problemas neonatais não são as principais causas de PC e que na maioria das crianças com PC a causa era desconhecida. 
Tratamento
O tratamento em suas diferentes modalidades, envolve profissionais de várias áreas e a família. A PC por enquanto não tem cura, mas seus efeitos podem ser minimizados. O objetivo principal deve ser promover o maior grau de independência possível, para isso é feito:
-Treinamento nas Atividades de Vida Diária-Estimulação do Neurodesenvolvimento-Atividades Físicas-Meios Alternativos de Comunicação e Locomoção-Tratamento da Espasticidade- Aspectos Psicossociais

Fonte retirada do Cantinho dos Cadeirantes citando como fonte principal a Rede Sarah

1 Comments:

Blogger Gêmeos Diferentes!! said...

Este texto, é muito explicativo mesmo! Tenho um filho de 4 anos, portador de PC. Grande beijo... Gemeosdiferentes.blogspot.com.br

9:45 AM  

Post a Comment

<< Home