Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, July 16, 2012

Stanislas Dehaene


O neurocientista Stanislas Dehaene esteve nesta sexta-feira, na Universidade Federal de Santa Catarina falando sobre os Neurônios da Leitura. Ele fala do cérebro estruturado da criança em seu momento de aprendizagem, o cérebro organiza as letras em um determinado local e joga as outras informações para uma outra posição. O pesquisador então descobriu o local do cérebro em que guarda a caixa de letras, e diz existir assim em todas as culturas. E fala de nossa sensibilidade em relação as formas de letras diferentes, como caixa alta, diferentes tamanhos, pronúncia e articulação. 
O pesquisador diz ainda que consegue saber o quanto uma criança lê olhando apenas para as imagens do cérebro desenvolvido. Cérebros leitores tem regiões ativadas e desenvolvidas. A leitura tem efeito positivo no cérebro, demonstrando estruturação e organização; e ainda adiciona que a leitura e aprendizagem podem modificar um cérebro adulto.  O sistema visual se altera quando a criança começa a ler, é uma organização das imagens e das letras. O reconhecimento das palavras se baseia na intersecção dos traços, diz outra pesquisa recente - é a propriedade não acidental dos objetos.

Dá muito valor ao fonema, pois ele não é direto, nem óbvio. É preciso apresentar e associar o som a letra, fazer uma preparação antes da leitura. Destaca como os fonemas fáceis (l,r, m,n, v,f,g,ch,z,s).

E deixa 7 princípios da alfabetização:
1- O ensino explícito do código alfabético
2- A progressão racional
3- Associação entre leitura e escrita
4- Transferência do explícito para o implícito
5- Escolha racional de exemplos e exercícios
6- Engajamento ativo, atenção e prazer
7 - Adaptação ao nível da criança

Ainda como regra:
1- Um organismo passivo não aprende.
2- Oferecer prazer e recompensa.
3- Saber adaptar o nosso aprendizado ao nível da criança.

E, em minha opinião: com esta conclusão, disse tudo!

A seguir, um resumo do assunto e do livro publicado.
"As neurociências são um amplo campo de pesquisas, com impacto em diferentes áreas, em especial na saúde e no comportamento. Com estudos mais recentes, a educação, processos de alfabetização e letramento também se beneficiam das mais recentes descobertas. Segundo Dehaene, as investigações realizadas pela psicologia cognitiva experimental comprovaram o centro de reconhecimento da palavra escrita no cérebro. Essa descoberta afeta as metodologias empregadas nas escolas, que deverão rever suas abordagens. Outro aspecto muito importante é quanto ao tratamento da dislexia, que afeta mais de 18 milhões de pessoas no país. Com o avanço da neurociência, o tratamento passa por uma fase revolucionária.

"Neurônios da Leitura é um livro que apresenta a lógica oculta da ortografia. Com exemplos práticos e os resultados de uma pesquisa pioneira, mostra como as línguas e o sistema da linguagem são processados. Uma das conclusões é que o cérebro possui uma força e uma capacidade inimaginável de se adaptar e de se transformar.
Os capítulos abordam como se dá o processo de leitura, o funcionamento do cérebro, como ocorreu a invenção da leitura e como o ser humano aprende a ler. Aprofunda-se, também, nas questões relacionadas com dislexia, leitura e simetria. O autor propõe a construção de uma “cultura dos neurônios”, com grande impacto na área de aprendizagem e educação."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home