Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, May 23, 2011

É possível!

"Nenhum pessimista jamais descobriu o segredo das estrelas, nem navegou em uma terra desconhecida, e nem mesmo abriu qualquer nova porta para o espírito humano" Helen Keller

Sorriso. Amor. Isto é Educação Condutiva. Veja o vídeo.

www.youtube.com/watch?v=u9hCWdHcNbw


E acredite!

Tuesday, May 17, 2011

Curso de Ferias Paralisia Cerebral

Curso Educação Condutiva para crianças com paralisia cerebral e outras dificuldades motoras
11 a 29 de julho de 2011


O Projeto Com Amor está oferecendo pelo quinto ano o curso de férias de Educação Condutiva voltado para crianças com paralisia cerebral, durante três semanas, no mês de julho em Florianópolis – SC. Restam poucas vagas!

A Educação Condutiva é um método húngaro desenvolvido e aplicado pelo médico Dr. Andras Peto na década de 40 e busca a integração do corpo físico, social-emocional e cognitivo. A educação condutiva trata o indivíduo como um todo, dentro de uma visão holística.

A Educação Condutiva é apaixonante e vem sendo aplicada em diversos países, entre eles os mais desenvolvidos do mundo como Inglaterra, Alemanha, Noruega, Israel, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, México, Estados Unidos, entre outros. No Brasil existem algumas iniciativas e esta será a quinta edição deste curso, que foi pela primeira vez realizado no mês de julho de 2007.

O curso será conduzido pela condutora húngara Anna Szabo, além de outros profissionais treinados a enxergar as dificuldades motoras provenientes da paralisia cerebral como uma dificuldade de aprendizagem. Buscando assim educar e ensinar os movimentos adequados visando uma condição independente.

O Curso de Férias que se inicia no dia 11 de julho e termina na última semana do mês, é uma continuidade do Projeto Com Amor, que atende crianças durante o ano todo.

A rotina adotada vai sofrendo pequenas alterações de acordo com a conquista das pequenas metas estipuladas para cada criança. Ao mesmo tempo que o trabalho é em grupo, ele é direcionado para as necessidades individuais de cada um.

As tarefas adotadas são movimentos de nosso dia a dia, muito simples e funcionais. A criança é sempre o responsável pelas ações que realiza.

Estão abertas inscrições para crianças de 4 a 14 anos, no entanto uma avaliação pela condutora poderá incluir outras idades ao grupo.

A condutora líder é formada pelo Instituto Peto, em Budapeste tem experiência como condutora líder e supervisora na aplicação do método no Brasil. Trabalha há 8 anos com a formação e educação de crianças em diversos paises, como Egito, Estados Unidos, Kuwait, Inglaterra e Hungria. É dedicada, exigente e objetiva. Atualmente vive no Brasil, é a condutora que lidera o grupo Com Amor.

Para garantir a inscrição, deverá ser enviado o documento “Ficha da criança” preenchido com os dados sugeridos e as fotos necessárias.

O grupo é formado pelos condutores e uma equipe formada por profissionais de áreas afins, como fisioterapia, psicologia, pedagogia, educação física, e funcionará na relação de um adulto por criança.

Sejam bem vindos a Florianópolis e ao conceito de educação proposto a crianças com dificuldades motoras, pela Educação Condutiva.

Mais informações contactar:
educacaocondutiva@gmail.com
leticia.kuerten@gmail.com
http://www.educacaocondutiva.com.br/
48 9167-6105

Monday, May 09, 2011

Palestra realizada

A palestra de Educação Condutiva no dia 29 de abril reuniu cerca de 50 pessoas. É sempre uma alegria receber pessoas novas, curiosas em entender a Educação Condutiva, como método, ferramenta e sistema de ensino. Com a observação do trabalho é possível entender os comandos ativos dados pela condutora e seguidos pelas crianças com paralisia cerebral, a determinação de objetivos, o retorno com a realização ou não das metas determinadas e o seguimento do 'quero mais'.

Se busca um objetivo oferecendo mais de uma tarefa, para que de uma forma ou de outra se teste as habilidades da criança e com ela venha a conquista. Uma motivação acompanhada do trabalho dá ânimo para que as crianças participem com o grupo e de forma ativa busquem melhorar sempre mais. Com a intenção do movimento em busca do conseguir!

A palestra foi bastante motivadora com os conceitos trazidos pela condutora Anna Szabo o que provocou uma saudável discussão em busca dos objetivos das pessoas que estão trabalhando com a Educação Condutiva em busca de uma vida mais independente e de uma rotina de vida adequada para sua condição de vida.

Mais uma vez obrigada a todos que participaram e comungaram conosco deste 5ø Open Day com nossos convidados. Obrigada por manterem nosso projeto vivo!

Educação Condutiva Com Amor Florianópolis
Educação holística especializada para crianças com paralisia cerebral

Ficar de pé

Os reflexos primitivos são movimentos automáticos realizadso pela pessoa, de forma totalmente inconsciente.

Na paralisia cerebral permanecem muitos destes reflexos.

É difícil conceber que o movimento de levantar os joelhos, ou empurrar os braços para trás, e normalmente de forma rápida e intensa, seja inconsciente!

"Pessoas com reflexo tônico labiríntico, pode não deixar que o sistema vestibular interaja corretamente com outros sistemas sensoriais. O reflexo movimenta a cabeça de uma forma que remove o centro de equilíbrio, perdendo referências espaciais. A falta de um ponto de referência causará dificuldades para avaliar espaço, distância, profundidade e velocidade."*

No meu colo, eles fazem uma curva, um C ao contrário. Um corpo físico que não se organiza de forma "natural". Com muito esforço, treino e organização, na Educação Condutiva buscamos harmonia.

Ficar de pé exige: pés paralelos, calcanhares no chão, joelhos esticados, quadril no centro, tronco no meio, cabeça levantada. E toda e qualquer ação de forma consciente.


* informação retirada do Optometria comportamental.

cálculo matemático


Eu tenho menos do que o dobro do peso do meu filho.
Existe um cálculo?
Até quando meu corpo serve de alavanca?

Eu subo e desco escadas com eles no colo.
O aconchego é uma delícia.
O risco de cair existe.

Eu já caí. 3 pontos na cabeça do meu filho.
Meu marido já caiu. Torção de tornozelo.

Meu corpo é frágil.
Minha mente é forte.
Resolvo com o braço, mas penso com a mente e sinto com a alma.

Existirá uma equação que me inutilize?