Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, May 09, 2011

Ficar de pé

Os reflexos primitivos são movimentos automáticos realizadso pela pessoa, de forma totalmente inconsciente.

Na paralisia cerebral permanecem muitos destes reflexos.

É difícil conceber que o movimento de levantar os joelhos, ou empurrar os braços para trás, e normalmente de forma rápida e intensa, seja inconsciente!

"Pessoas com reflexo tônico labiríntico, pode não deixar que o sistema vestibular interaja corretamente com outros sistemas sensoriais. O reflexo movimenta a cabeça de uma forma que remove o centro de equilíbrio, perdendo referências espaciais. A falta de um ponto de referência causará dificuldades para avaliar espaço, distância, profundidade e velocidade."*

No meu colo, eles fazem uma curva, um C ao contrário. Um corpo físico que não se organiza de forma "natural". Com muito esforço, treino e organização, na Educação Condutiva buscamos harmonia.

Ficar de pé exige: pés paralelos, calcanhares no chão, joelhos esticados, quadril no centro, tronco no meio, cabeça levantada. E toda e qualquer ação de forma consciente.


* informação retirada do Optometria comportamental.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home