Inteligências múltiplas
"Tive a oportunidade de analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças normais e superdotadas e o colapso destas capacidades em pessoas que tenham sofrido alguma forma de patologia. E em determinado momento eu e meus colegas determinamos as diversas habilidades intelectuais e chamamos de inteligências múltiplas." Howard Gardner
Este trecho foi retirado do artigo "A identidade da inteligência", escrito por Howard Gardner e publicado na Revista Mente e Cérebro de setembro deste ano. Gardner acredita no potencial humano, é psicólogo que há três décadas abriu novas perspectivas para pensarmos os processos de aprendizagem, memória e criatividade, acredita que todo ser humano tem uma forma única de desenvolver processos cognitivos, influenciada por interesses e desejos.
A teoria das inteligências múltiplas (IM) parte da ideia de que todos nós temos a capacidade de desenvolver diversos tipos de habilidades. O potencial de cada um é resultado da interação dessas competências. São as 8 e meia inteligências determinadas por ele:
1 Domínio da linguagem e facilidade em usar palavras ou desejo de explorar suas possibilidades. Poetas, escritores, lingüistas.
2 Capacidade de compreender o mundo visual, modificar percepções e recriar experiências visuais mesmo sem estímulo físico. Arquitetos, artistas, escultores, navegadores, enxadristas.
3 Habilidade para confrontar e avaliar objetos e abstrações, bem como discernir suas relações e princípios subjacentes. Matemáticos, cientistas, filósofos.
4 Competência para ouvir, compor e executar obras com intensidade e ritmo. Compositores, maestros, músicos.
5 Capacidade de controlar e comandar movimentos do corpo e manejar objetos habilmente. dançarinos, atletas, atores.
6 Possibilidade de determinar humores, sentimentos e outros estados mentais em si mesmo e em outros. Psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, políticos, líderes religiosos.
7 Talento para reconhecer e categorizar objetos naturais. Biólogos, naturalistas.
8 Facilidade para aprender questões amplas, fundamentais da existência. Líderes espirituais, filósofos, pensadores.
Meia inteligência Marca pessoal de cada um, que torna único o somatório das capacidades de cada pessoa.