Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, November 22, 2011

Jornada de neurociências

Participamos nesta sexta-feira da III Jornada de Neurociências, organizada pelo Hospital das Clínicas de Curitiba com o tema Desenvolvimento Infantil: avaliação e intervenção. Agradeço a oportunidade de termos ido falar da Educação Condutiva e poder  aprender com os palestrantes.

Dra. Marise Bueno Zonta, exímia pesquisadora da fisioterapia apresentou diversos instrumentos para a prática clínica no seguimento da paralisia cerebral.

Dra. Ruth Cidade nos contou um pouco da história das Paraolimpíadas, iniciada pelo alemão Ludwig Guttman e da Special Olympics, destinada a deficientes intelectuais. Ela organiza junto ao Ministério dos Esportes as 20 modalidades (Futebol 7, Futebol 5, Bocha, Ciclismo, Esgrima, Basquete, Atletismo, Goalball, Halterofilismo, Hipismo, Judô, Natação, Remo, Rugby, Tênis de mesa, Tênis, Tiro, Tiro com arco, Vela e Vôlei).

Maria Lúcia Mariotto, apresentou a APR, escola especial que funciona desde 1958 e atende 200 alunos com deficiência motora (paralisia cerebral, mielo, distrofia muscular) e oferecem a estimulação essencial até os 4 anos, a pré-escola até os 6 anos, a escolarização até os 17 anos e a educação profissional a partir dos 17 anos. Móveis adaptados, dispositivos de inclusão, pedagogia lúdica, pequenos grupos, reabilitação, incentivo a independência e preparação para a inclusão escolar : um exemplo de escola!

Em paralelo as salas de paralisia cerebral,  acontecia o tema autismo. O edital Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, oferece excelentes artigos desta realidade na nossa atualidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home