Transdisciplinas com neurociência
A aprendizagem baseada no funcionamento do cérebro não é uma panacéia capaz de resolver todos os problemas educacionais. Pesquisas conduzidas nesta perspectiva apontam uma direção para os especialistas em educação, oferecendo melhores opções para alunos e adultos que tenham dificuldades de aprendizagem.
Cientistas concluem que a aprendizagem e o cérebro, juntas, estarão no topo da agenda das pesquisas de hoje e nos anos que virão, caso contrário existe o risco da `exclusão neurocientífica`, semelhante a `exclusão digital`, capaz de levar os privilegiados a obterem melhor acesso aos frutos de uma ciência de aprendizagem.
Entre os itens que os pesquisadores da OCDE - Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos sugerem estão principalmente a fusão de disciplinas totalmente diferentes: entre elas linguística, matemática, psicologia, neurociência cognitiva, filosofia, entre outras. São os itens:
::: A promoção das relações transdisciplinares;
::: O investimento em pesquisas transdisciplinares;
::: O reconhecimento da emergência de uma nova ciência da aprendizagem e da necessidade de desenvolvimento de novas instituições de ciência.
Estas e outras conclusões no livro Compreendendo o Cérebro - Rumo a uma nova ciência do aprendizado; editado por Senac-SP.