Maturidade ou Personalidade
Tenho gêmeos idênticos, porém com gostos e personalidades diferentes. Um gosta de maçã, o outro de coxinha.
Eles nasceram juntos, viveram sempre juntos e têm decisões diferentes. Maturidades diferentes.
Uns dizem que personalidade se constrói e não se muda. Mais ou menos como a altura, vai até uma certa idade e depois pára. Outros dizem ser como a cor dos olhos, nasceu assim e assim será.
Certamente o ambiente modifica, transforma, direciona.
Na matéria de capa da Revista Super Interessante de outubro, eles falam que escolhemos a escola de nossos filhos não pelo conteúdo ou método de ensino, mas pelos amigos que eles vão ter. Amigos são interferência em nossa personalidade, são nosso abraço, uma construção individual, que depende de cada um.
Meu filho tem buscado seus direitos de cidadão. Não sei qual sentimento me provoca quando ele decide ir pra sala, sozinho. E reforça dizendo, eu tô indo. Ele não anda, mas tem total controle de sua mente para comandar esta ação. Santo Nicolelis, me ajude a resolver esta equação!
A rebeldia neste caso vem junto com a decisão de ir a sala. O choro, a expressão de raiva, a mordida na própria mão. Claro que a condição dele define a personalidade dele. O outro gemelar sentado ao seu lado certamente tem a mesma vontade, mas não com tanta intensidade. Será maturidade? Ou personalidade?
Ou apenas como o sonho da noite passada, fica grudado comigo durante todo o dia, até que na semana seguinte nem me lembro mais. Com o tempo, ... passa.
Minha filha com 5 anos, me diz que tem sonhos ruins e não quer fechar os olhos. E ela mesma dá a solução:
- Já sei! Vou pintar tudo de rosa. Monstros não gostam de rosa né mãe?