Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, October 09, 2009

Liberdade com responsabilidade


Em texto de Maria Tereza Maldonado da Revista de Aprendizagem, entitulado de A importância dos limites na educação, eu seleciono algumas frases que direcionam nosso andar junto a nossos filhos. Muitas vezes nos sentimos na dúvida de qual sentimento aflorar, de qual atitude agir, de qual modelo ser. A liberdade com responsabilidade objetivada no colégio de meus filhos (Menino Jesus - modelo Montessori) é uma prece na colocacão de nossos limites.

Não vivemos mais um regime autoritário como de nossos pais, mas não podemos ser negligentes. Temos que exercer nossa função de pais com responsabilidade, sem culpa. Estimular a liberdade e a espontaneidade não significa tolerar grosseria nem falta de educação. Encorajar a expressão da raiva, não significa aceitar as manifestações de violência ou gritos.

Educar com amor e sensibilidade significa respeitar os direitos da criança tais como:
:: receber amor, carinho e bons cuidados para crescer com cidadania
:: receber orientação firme e clara sobre que é permitido e proibido
:: desenvolver habilidades e competências

Os limites são indispensáveis ao crescimento harmonioso, para o desenvolvimento da auto-disciplina e do controle da impulsividade. A colocação adequada dos limites é importante para o desenvolvimento do respeito e da consideração pelos outros, entendendo que os desejos e necessidades das outras pessoas são igualmente importantes.

Limites colocados com firmeza e serenidade são expressões de amor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home