Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, August 18, 2009

Polícia Ambiental





No Curso de Julho do mês passado fizemos como passeio estudo uma visita a Polícia Ambiental.


No local aprendemos como os agentes tratam os animais que vivem em cativeiro, ou outros que são recuperados doentes da natureza, para serem atendidos e possam retornar ao lar.

As crianças tiveram a oportunidade de tocar nos pinguins com seus pelos sujos de óleo, observaram os macacos, gato do mato, corujas, tucanos e diversas aves nativas.

Para mim o grande ensinamento do Sargento Machado, que nos atendeu, foi sua explicação em relação a recuperação das aves:
- Elas vem até nós em uma gaiola, com pouca agilidade dentro daquele espaço. Nós então realocamos elas em um viveiro um pouco maior, para que elas possam novamente experimentar a sensação de voar. Em seguida colocamos em viveiros grandes para que elas se adaptem cada vez melhor ao ambiente natural. A comida é sempre colocada em um local diferente para que elas possam procurar o alimento com seu próprio esforço, atendendo assim as necessidades que a natureza oferece.

Vi neste relato o retrato do nosso grupo de educação condutiva, com suas rotinas e séries de tarefas cada vez mais parecidas com o ambiente natural que vivemos, com esforço e responsabilidade buscando independência, com `a comida cada dia em um lugar diferente`. A natureza é nossa vida, a Educação Condutiva nossa escola.

::: Desenhos de Juliana Goes, para o Curso EC Com Amor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home