Polícia Ambiental
No Curso de Julho do mês passado fizemos como passeio estudo uma visita a Polícia Ambiental.
No local aprendemos como os agentes tratam os animais que vivem em cativeiro, ou outros que são recuperados doentes da natureza, para serem atendidos e possam retornar ao lar.
As crianças tiveram a oportunidade de tocar nos pinguins com seus pelos sujos de óleo, observaram os macacos, gato do mato, corujas, tucanos e diversas aves nativas.
Para mim o grande ensinamento do Sargento Machado, que nos atendeu, foi sua explicação em relação a recuperação das aves:
- Elas vem até nós em uma gaiola, com pouca agilidade dentro daquele espaço. Nós então realocamos elas em um viveiro um pouco maior, para que elas possam novamente experimentar a sensação de voar. Em seguida colocamos em viveiros grandes para que elas se adaptem cada vez melhor ao ambiente natural. A comida é sempre colocada em um local diferente para que elas possam procurar o alimento com seu próprio esforço, atendendo assim as necessidades que a natureza oferece.
Vi neste relato o retrato do nosso grupo de educação condutiva, com suas rotinas e séries de tarefas cada vez mais parecidas com o ambiente natural que vivemos, com esforço e responsabilidade buscando independência, com `a comida cada dia em um lugar diferente`. A natureza é nossa vida, a Educação Condutiva nossa escola.
::: Desenhos de Juliana Goes, para o Curso EC Com Amor.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home