Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, April 27, 2012

Inscrições abertas!

Curso Intensivo de Férias de Educação Condutiva, 6* ano
Atende crianças com paralisia cerebral e outras disfunções motoras.


Curso de Educação Condutiva,  rotinas com grupo liderados pela condutora húngara Anna Szabo e sua equipe. Neste ano com uma condutora extra. Participe deste aprendizado buscando ação, intenção e atividades neuronal junto desta família, venha fazer amigos especiais.


Grupo Escolar - de 6 a 15 anos
Data :                9 a 27 de julho ( 3 semanas integral)
Horário :         10:30h às 16:30h

Novidade!
Grupo Infantil -  de 2 a 5 anos
Data :              2 a 13 de julho ( 2 semanas matutino)
Horário :         8:30h às 11:00h

Saiba mais sobre educação condutiva, e se envolva buscando mais independência e qualidade de vida no dia a dia de seu filho.

Vagas limitadas! Garanta a sua! educacaocondutiva@gmail.com

Thursday, April 26, 2012

Pelo sexto ano seguido seguimos orientando e divulgando o método criado pelo médico húngaro Andras Peto há mais de 70 anos!

Nosso projeto em Florianópolis, além de atender crianças com paralisia cerebral temos como objetivo divulgar o conceito para que mais pessoas conheçam esta vivência em busca da independência.

Muito obrigada a todos os participantes deste ano e agradeço a nossa equipe por fazer este dia tão especial para o projeto Com Amor. No ano que vem, tem mais!

Thursday, April 19, 2012

Manuscritos de Dr. Peto

Publicado na semana passada no Sunday's Conductive World, foram encontrados três documentos originais escritos por András Peto. Estes foram digitadas em húngaro, na década de cinquenta, e destinado ao uso por seus alunos. Estes documentos são itens do arquivo pessoal do Dr. Júlia Dévai


Júlia Dévai trabalhou próximo de András Peto nos primeiros dias da criação do movimento da pedagogia condutiva, nos finais da década de quarenta. Ela já contribuiu com uma memória pessoal detalhada para o próximo livro sobre András Peto, que será publicado em breve pela Conductive Education Press.


Certos de que devem haver outros documentos escritos pelas mãos de András Peto espalhados pelo mundo em coleções particulares - talvez ignoradas ou esquecidas. O tempo vai, sem dúvida, descobrir.


Post original copiado de The Conductive World.

Monday, April 16, 2012

Palestra Educação Condutiva


Educação Condutiva

Nesta sexta, dia 20 de abril
Palestra Educação Condutiva

Inscreva-se já!

Venha saber mais sobre a Educação CondutivaNesta sexta-feira, 14:30h

A Educação Condutiva inclui o ensino de habilidades baseadas em todos os aspectos da vida: o desenvolvimento de habilidades motoras, assim como intelectuais, sociais, emocionais, de auto-ajuda e habilidades acadêmicas. A Educação Condutiva tem uma visão holística, considera o indivíduo como um todo e foca intensamente em sua personalidade. E também conheça o método de fortalecimentos e resistência muscular chamado Therasuit.

Programação
14:30h - 15:45h :   Condutiva na prática
15:45h - 17:15h : Condutiva na teoria
17:15h - 17:30h :     Conheça o Therasuit (bônus!)

Local
Casa Com Amor
Rod. SC-401, 14.058  Vargem Pequena
Florianópolis-SC
Referência
Fica na mesma avenida que leva às praias do norte da ilha, sentido centro-praia, lado direito, 3km após o viaduto de jurerê.
Inscrições e Informações
48 9167-6105 educacaocondutiva@gmail.com

Tuesday, April 10, 2012

Modelos em rodas



Acredito sim que cadeiras de rodas estão muito antigas para nosso mundo moderno!

Primeiro, estar sentado o tempo todo, não faz bem a saúde de ninguém, ainda mais quem vive uma vida passiva.

Segundo, aí na rua ou em casa, existem várias alturas de mesas, balcões, bancadas, pias, tanques, churrasqueiras, tvs, etc. e a cadeira de rodas mantém seu assento fixo, poderia sim se mover acima ou abaixo sempre, em todos os modelos.

E mais, hoje carros elétricos são testados todos os dias, materiais com leveza, de fácil encaixe. Porquê não avançar para cadeiras de rodas?

Usar as mão para empurrar o tempo todo, tudo bem, e para subir uma ladeira? Porquê não um botão? Cadeiras de massagem fazem milagres em colunas, pernas, pés, porquê não um modo massagem na cadeira de rodas, ativa o shiatsu aí.

São tantas novidades que podem ser adicionadas, e novos designs, e novas cores, e assentos conforto, etc. e ao sair para comprar uma damos de cara com uma brasília velha, e marrom, modelo 2012. Ah não!

Engenheiros brasileiros vamos inovar! Este vídeo está demais, vida social HOJE!

Visão e inteligência

No livro Tanta inteligencia, tan poco rendimiento, da espanhola  Maria Pilar Vergara Gimenez, ela fala da chave secreta que é o desenvolvimento da visão para desbloquear a aprendizagem. Os problemas visuais podem estar relacionados com as muitas etapas do desenvolvimento afetando o rendimento escolar, as atividades esportivas e a vida de modo geral.

A neurociência tem nos mostrado que somos seres visuais, onde 80% do nosso cérebro funciona de uma ou outra forma relacionado com a visão. Dos 3 milhões de nervos do cérebro, 2 milhões são dos olhos. E, cada olho manda ao cérebro 1 bilhão de mensagens durante cada segundo. Estas e outras informações estão no livro da Dra Pilar, optometrista que nos dá dicas de aprendizagem com nossos filhos.

Um dos inúmeros exercícios que ela sugere é a brincadeira do código secreto. Usamos uma cartolina com letras do alfabeto de forma desordenada (como um caça palavras) e os números de 1 a 9, na primeira linha e na primeira coluna, apenas. Damos a criança um código, com os números que indicam linha e coluna correspondente para que busquem a palavra 'escondida'. Assim  se objetiva atividades de convergência e divergência, flexibilidade no foco,  movimentos de nível superior (muito usados para leitura).

Monday, April 02, 2012

Aprendizagem motora

Boas dicas de aprendizagem:

1. Defina objetivos: Antes de iniciar uma atividade, defina um objetivo claro. Ex: "Hoje eu vou aprender a segurar esta escova e não soltar."

2. Dê instruções breves: Crianças tem atenção curta, é melhor que a ordem seja simples. Ex: Olhe a mão.

3. Pratique: Dê a sua criança repetidas e variadas oportunidades de praticar a mesma habilidade.

4. Faça intervalos: Atividades motoras podem ser desgastantes, mantenha as atividades intensas, mas sempre com intervalos de descanso.

5. Faça divertido: A atividade deve ser divertida, e noa deve parecer 'trabalho', para crianças. Procure os interesses daquela idade para que seja motivador.

6. Enfatize no aprendizado individual: Não compare os ganhos com os de outra criança, sempre compare com os ganhos dele próprio. Tentar vale muito mais do que ganhar ou perder.

7. Combine técnicas: Encontre formas de ensinar mais de uma coisa ao mesmo tempo, aproveitando as habilidade de cada um.

8. Proporcione liberdade: Mantenha o ambiente seguro, permitindo que a criança explore. Mover-se livremente, sem receber 'não', melhor.

9. Ajude ela a conquistar: Seja consistente, lento, direto, determinado, coerente, feliz, positivo.

10. Seja positivo: Não critique seus erros, seja um condutor, um guia. Premie os progressos. Ex: "muito bem, boa tentativa, mas você poderá tentar de novo."

Fonte: baseada em 'The School Readiness Series - Building Motor Skills.' By The Parent Institute, USA.