Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, April 02, 2012

Aprendizagem motora

Boas dicas de aprendizagem:

1. Defina objetivos: Antes de iniciar uma atividade, defina um objetivo claro. Ex: "Hoje eu vou aprender a segurar esta escova e não soltar."

2. Dê instruções breves: Crianças tem atenção curta, é melhor que a ordem seja simples. Ex: Olhe a mão.

3. Pratique: Dê a sua criança repetidas e variadas oportunidades de praticar a mesma habilidade.

4. Faça intervalos: Atividades motoras podem ser desgastantes, mantenha as atividades intensas, mas sempre com intervalos de descanso.

5. Faça divertido: A atividade deve ser divertida, e noa deve parecer 'trabalho', para crianças. Procure os interesses daquela idade para que seja motivador.

6. Enfatize no aprendizado individual: Não compare os ganhos com os de outra criança, sempre compare com os ganhos dele próprio. Tentar vale muito mais do que ganhar ou perder.

7. Combine técnicas: Encontre formas de ensinar mais de uma coisa ao mesmo tempo, aproveitando as habilidade de cada um.

8. Proporcione liberdade: Mantenha o ambiente seguro, permitindo que a criança explore. Mover-se livremente, sem receber 'não', melhor.

9. Ajude ela a conquistar: Seja consistente, lento, direto, determinado, coerente, feliz, positivo.

10. Seja positivo: Não critique seus erros, seja um condutor, um guia. Premie os progressos. Ex: "muito bem, boa tentativa, mas você poderá tentar de novo."

Fonte: baseada em 'The School Readiness Series - Building Motor Skills.' By The Parent Institute, USA.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home