Personalidade orto-funcional
Em Educação Condutiva se busca personalidade orto-funcional.
Para se ter uma personalidade orto-funcional significa que apesar dos problemas fundamentais, um indivíduo tem estratégias particulares pelos quais ele pode enfrentar qualquer eventualidade e encontrar a solução, que lhe permita buscar um estilo de vida normal. Ao fazer isso ele vai se tornar uma personalidade bem ajustada, com uma força a ser reconhecida, com uma mente própria, socialmente aceitável, um colaborador para a sociedade, consciente das necessidades dos outros, de forma ativa e consciente.
Essencialmente, trata-se de desenvolver uma atitude de "pode fazer" atitude - uma solução para a vida de uma natureza adaptável de forma flexível para lidar com os desafios da vida diária. Desafios de andar, vestir, comer e fazer higiene pessoal, para se comunicar, explorando o ambiente e se envolvendo com atividades e recursos em todas as áreas de aprendizagem.
A chave para o sucesso e independência é incutir na criança tanto um desejo como uma expectativa de exercer a sua independência. A criança já tem consigo o desejo e a capacidade de ser ativo, e ele quer ter confiança para resolver seus problemas de forma independente.
Os pais e as famílias são incentivadas a participar ativamente no programa para que eles possam ajudar as crianças a transferir as habilidades que estão aprendendo na escola em sua rotina diária. Ao utilizar os princípios de Educação Condutiva ao longo do dia todo, a abordagem "pode fazer" torna-se um modo de vida para toda a família.
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