Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Sunday, January 15, 2012

Inclusão para a vida

Vi as fotos do Natal da família do Arthur, uma família especial praticando a inclusão.

Dentro de casa, em todos os nossos atos, exercitamos a inclusão. Uma prática que deveria ser natural, poder pensar no que o outro necessita. Não pensar por ele, mas poder se imaginar por ele, viver a situação dele, imaginar o que - naquele momento - podemos fazer para melhorar a situação dele.

São dois momentos, o esforço que fazemos para nós mesmos e o esforço que fazemos em educar o outro. Nos educamos, no convívio aprendemos. Eu como mãe, ela como professora, ele como educador : cada um vivendo sua própria experiência. Mas educar o outro? Pode parecer mais fácil quando são crianças, que pouco a pouco incutimos a inclusão e naturalmente os atos se fazem. Nos adultos a situação é de 'reeducação' e adultos naturalmente se fecham, se afastam.

Vamos praticar a inclusão, em nossa casa, com nossos filhos; na escola com as crianças especiais; na rua com os que necessitam de inclusão. Nossos atos representam não só uma situação, mas servirá no exemplo da VIDA.

1 Comments:

Anonymous Roberta FJ said...

Querida Letícia,
Ao ler seu texto, fui remetida imediatamente a um fato que presenciei (e muitos vividos), fato(s)que sempre me causaram reflexão (e certa indignação pela falta de consciência coletiva). Em um banco, no município em que moro, com sede há decadas no mesmo endereço, Só AGORA está construindo uma rampa de acesso, no "ladinho", cheia de curvas (talvez, para perpetuar as escadas), é provado (em pesquisas espontâneas, onde há as duas opções de acesso) que a grande maioria das pessoas preferm rampas a subir escadas, SEM DISTINÇÃO, pois senten-se mais confortáveis com as rampas!
Será que em Engenharia Civil não há disciplinas sobre inclusão a TODOS, sem o constrangimento que a distinção por vezes causa, ou há e por "medidas econômicas" não são aplicadas, muitas já obrigatórias mas desrespeitadas?!
Infelizmente há muitos lugares com exemplos semelhantes, como falta de elevadores, potas e corredores amplos...
Sigo acreditando no Poder de Acrescentar e Modificar que habita nas Pessoas que fazem uso da Empatia e da Humanização!
Bom poder estar aqui, poder expressar, partilhar. Porque não somos todos iguais, somos sigulares, com necessidades diversas, façamos uso da consciência para garantir o que já é certo!
CARINHO IMENSO...

6:33 PM  

Post a Comment

<< Home