Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, March 16, 2012

Facilitação Condutiva

Na Educação Condutiva os movimentos das crianças são conduzidos pelo condutor. Através de movimentos ativos toda a intenção do movimento parte da criança. No entanto é preciso construir esta ação, e para esta construção o condutor deve usar a técnica chamada facilitação.

A facilitação não é a tarefa, é a condução do movimento. Facilitar é fazer com que a criança aprenda, ao invés de fazer por ele. Ao observar o trabalho podemos ter a sensação que um adulto está levando o braço a frente, mas com mais atenção percebemos que ele está usando ao máximo a intenção da criança. E assim pouco a pouco vai se facilitando menos, cada vez menos.

A facilitação condutiva é uma mudança de intenção ao invés do ensino da função. De acordo com Melanie Brown, ela diz que seguimos um ciclo da intenção até a ação, a intenção é a mudança de acordo com o feedback daquela ação. Este feedback dado pela criança pode ser externo - visualmente no movimento, mas também um processo interno de auto-aprendizado e auto-ação ativa.

De acordo com a Educação Condutiva, diariamente se busca a personalidade ortofuncional, uma pessoa que tem a habilidade para resolver a situação e mais importante, continuar aprendendo no decorrer da vida.

E mais detalhes desta aula conceitual no entanto recheada de dicas na ação prática, consultar artigos de Melanie Brown, do Instituto Nacional de Educação Condutiva em Birmingham, Inglaterra.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home