Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, December 01, 2008

Um sono de braços abertos


Quando vejo meu filho dormindo assim, com os braços para cima ou com a mão sobre seu rosto, me derreto. Ele está respirando tão leve que não escuto o som do ar que entra e sai pelas suas narinas. Ele tem seis anos e seis meses, e somente agora encontra seu corpo relaxado nas preciosas horas noturnas.

Não foi sempre assim. A briga por uma hora seguida de sono, um choro incessante, uma hérnia gigante que saltava do seu umbigo. Parecia um momento de busca, uma dor, um desencontro. Era como se o mundo não lhe pertencesse ou a noite lhe afrontasse. Sem motivo, sem razão.

Convulsão, medicação, terror noturno, terapia, mais medicação, shiatsu, rolfing, homeopatia. Ou simplesmente maturidade. Respirando. Em algum momento isso vai passar.

Passaram-se seis anos e agora acho que está passando, já são mais frequentes as noites com braços abertos estilo Jesus Cristo, ou mãozinha escondendo o rosto do tipo Sei quem sou. É verdade que ele chama durante a noite, mas chama porquê está em uma posição desconfortável, dormindo sobre seu braço, ou stuck em um canto da cama. Chama por um motivo.

Me tranquilizo, sem medicação alguma, sabendo exatamente quem ele é, sem medicação alguma, podendo admirar sua beleza, seu crescimento, sua própria imaturidade.

E é também neste mesmo momento que ele encontra uma forma de apertar o botão para jogar no computador. Com precisão, sem força e com muita habilidade, usa sua testa para fazer o click. Ao escutar o click, ele levanta a cabeça para ver a ação que executou. Descobriu fazendo, experimentando, relaxando. Do jeito dele, que ele escolheu, que ele optou.

Parabéns meu lindo pelos teus ganhos, pela tua dedicação, aprendizado e superação. Te amo.

8 Comments:

Blogger Néa e Arthur said...

Olá Letícia!Há tempos não registro nada aqui mas sempre dou uma passadinha...fico feliz em vê-la tão tranquila e em paz!!!!!!Que os seus filhos continuem melhorando mais e mais a cada dia e que vc possa continuar nos contagiando com sua força e determinação.
Beijos

7:22 AM  
Blogger Judit Szathmáry said...

Dear Leticia,
What a lovely picture to imagine you and your lovely son. We mothers just want the best EVER, for our children. We would give our lives to see them happy and peaceful. I hope that you will have many more such special peaceful time together. (even if you are squashed at times in the corner of the bed.)
Lots of love to you both, Judit
God Bless.

1:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leícia continue escrevendo, não desista do que DEUS te confiou,é com exemplos que conseguimos fazer a diferença e talvez um mundo menos egoísta!PARABÉNS!!!Adriana Gava Burigo

8:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Letícia, passo aqui para rever o que escreves e também para deixar o nosso Feliz Natal!Desejo para ti e para tua família a esperança e a alegria sem fim! Te agradeço pela expressão de pensamentos coletivos que decifras em palavras,é um talento único.Com muito carinho, Luciane, Paulo, Fê, Gui, Gabriel e Paula Lubianca. POA,22/12/2008.

8:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Letçia!!!!!!!Feliz 2009 pra vc e sua família que seja um ano iluminado com a presença de DEUS!!!!!!!!!!
Beijos

9:08 AM  
Blogger Grilinha said...

Saudades de te ler, amiga !!! Que se passa ?

Beijo

1:27 PM  
Blogger Judit Szathmáry said...

Dear Leticia ,
It is so so so strange, I was just thinking about you at this moment…. My thoughts were I must write to her and ask her- Are You all right Leticia? Is there anything I can do for You?? And the following comment appeared in my e-mail box from your blog “
“Saudades de te ler, amiga !!! Que se passa ?
Beijo”
Where are you?? I am missing your beautiful soul.
Lots of love, Judit
Ps. If you need anything just e-mail me at judit.szathmary@virgin.net

3:09 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Meus amigos do blogração!

Obrigada por me acordarem! Estive ausente, mas como coração cheio de saudades de estar de volta. Logo logo retomo a rotina!

Um beijo com muito amor,
Leticia

10:56 AM  

Post a Comment

<< Home