Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Saturday, November 22, 2008

Observar x ver: quero um espelho


Algum sábio da filosofia vedântica disse: O criador destruiu a criatura quando colocou os sentidos para fora.

Os sentidos que despertam o desejo. O desejo regado pela visão, audição, tato, olfato e paladar.

Quando temos a possibilidade de ver, de imaginar, de se espelhar; o nosso interesse aumenta. Cresce, floresce. Como seres insatisfeitos que somos, sempre em busca de um algo a mais, temos sempre uma necessidade latente, importante, necessária.

Nosso desejo desperto, nossa necessidade pulsando. Com os sentidos abertos, temos certeza da busca pelo nosso desejo, desenvolvendo angústia em busca da realização. E então a satisfação: desejo realizado. Ou a raiva: desejo não atendido.

Em determinado momento nós viramos o questionamento para si mesmo. Com certa maturidade questionamos o próprio desejo. Nos observamos.

observar. Examinar minuciosamente; olhar com atenção; estudar. Acompanhar a evolução, o comportamento ou o funcionamento de. Vigiar as próprias ações.

Diferente de uma visão passiva, o observar difere do ver.

ver. Conhecer ou perceber pela visão; olhar para; contemplar. Ser expectador ou testemunha de; assistir a; presenciar.

Em algum momento o observar é sinônimo de analisar.

analisar. Observar; examinar com minúcia. Exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções, suas relações, etc.

Com a auto-observação aprendemos a lidar com o desejo, não necessariamente realizando-o. Esta capacidade de lidar com a situação, de entender o meu desejo, como ele se manifesta, para então estar bem consigo mesmo. É um momento de maturidade.

Difícil nos colocarmos nesta situação, de observar sem julgar. De observar, só vendo, percebendo com a visão e o coração. Bom seria termos como vestimenta um ESPELHO, para que não esquecessemos de nós mesmos, de que observar a si é infinitamente mais importante do que observar ao outro. Observar sem julgar.

julgar. Supor; imaginar; conjeturar. Formar opinião sobre; avaliar. Formar juízo crítico; condenar.

Nesta semana o Lama Lobsang, seguidor da filosofia budista, esteve na Universidade Federal de Santa Catarina e, em poucas palavras deixou sua mensagem. Simples, conhecida e desejada. Mas de difícil realização.

Se você quer uma vida complicada, tente mudar os outros.
Se você quer uma vida simples, mude a si mesmo.


Conceitos retirados do Aurélio, o Dicionário da Língua Portuguesa.
Informações sobre o Lama, no Tulku Lama Lobsang.
Mais sobre os Vedas, com Glória Arieira.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home