Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, November 18, 2008

Do que é feita a maturidade?


Maturidade é feita do quê?

Em algum momento de nossas vidas aprendemos a não cair da cama. Porquê nós não caímos da cama?

Aprendi observando minha filha, que a partir dos dois anos ela já apalpava as laterais da cama como se estivesse conhecendo seus limites. Até onde eu posso ir?

Em algum momento aprendemos que um movimento mais brusco, uma virada sem dimensões vai nos provocar um tombo, e deste tombo uma dor. Evitamos a dor.

Meu filho faz giro de 360 graus na cama, tenho que ter grades não somente nas laterais mas também nos pés. Ele não construiu este limite, ele não tem poder sobre o seu corpo dormindo. Se está acordado e peço que ele fique imóvel, ele fica. Mas durante o sono ?

Em algum momento aprendemos isto e amadurecemos.

A mesma situação acontece com o xixi na cama. O que nos faz despertar sonolentos no meio da noite, ir ao banheiro e voltar. Qual a diferença da criança que ainda não se lembra e acaba sujando os lençóis? Em que momento ela aprende? O que é somado a ela para que ela amadureça?

Nós acabamos desenvolvendo uma consciência mesmo em estado de sono, durante o sono adquirimos aprendizado e maturidade.

Que elementos eu posso criar, desenvolver e aplicar para desenvolver esta consciência? Seja em estado alerta ou em estado sonolento.

Mas, do que é feita a maturidade?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home