Ambiente e liberdade
A educadora Maria Montessori no livro A Criança, esbraveja:
"Essa é a primeira missão urgente da educação: liberdade. Libertar é conhecer, descobrir o ignorado."
Neste processo de liberdade ela fala do ambiente, que devemos reduzir os obstáculos ao menos possível. Buscando facilitar a expansão do ser em via de desenvolvimento. É o ambiente que oferece os meios necessários para o desenvolvimento da atividade. E o adulto faz parte deste ambiente. No respeito a personalidade infantil, o adulto participa e dá liberdade.
Na semana passada foi o período de olimpíadas no colégio e foi a primeira vez que as crianças usaram o gait trainer (treinador de passos), espécie de andador no ambiente escolar. Foi um sucesso!
Em casa aquele material tem a função de exercício, atividade motora, dever de casa. No contexto fica monótono e cansativo. Mesmo com a criatividade e o planejamento para buscar empolgação, juntando todas as forças que temos para provocar um dinamismo, o uso parece `forçado`.
No ambiente escolar foi sensacional, no grupo, com os amigos auxiliando, na função exata para o equipamento. A corrida do saco, a corrida do ovo na colher, o cabo de guerra, o futebol. Quaisquer 10 minutos daquela semana foram muito mais produtivos e felizes do que os momentos com tanto esforço em casa.
Eu encontrei um bom material para deixar as crianças em pé e treinarem o passo, mas não havia encontrado o ambiente que provocasse neles a vontade de usar, que despertasse a função e o entusiasmo em se ver de pé, com os olhos nos olhos dos amigos.
A agitação dos professores, dos amigos e deles próprios vivendo aquele momento foi inesquecível. O material, o adulto, o ambiente e a liberdade: juntos.
Gait Trainer, da marca Rifton - Pacer, produto americano adquirido no Brasil.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home