Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, November 02, 2007

Respiração e ritmo


Inspira, expira, inspira e expira. Nosso ato automático de colocar ar para dentro e para fora, sugere uma operação tão simples, que até parece dispensável.

O ato de respirar purifica todo o nosso corpo, o ritmo que nos faz respirar determina o ritmo de nosso corpo. Respirar rápido nos cansa, respirar lento nos relaxa.

As vezes queremos respirar lento, mas de forma descoordenada respiramos rápido e acabamos por nos descoordenar ainda mais. Sentir o vai e vém da respiração e perceber a profundidade deste mecanismo em nosso corpo é mesmo raro.

Crianças ou adultos nos vemos completamente mudados quando em uma situação de suspense ou tensão, e até mesmo fora de si, de nosso estado natural, pelo fato de termos nossa respiração descontrolada.

Quando o ar entra ele faz respirar cada uma de nossas células. No nosso pulmão existe uma troca entre o ar respirado e a circulação do sangue, as moléculas de sangue circulam por todo o nosso corpo, e para cada uma é fornecida a quantidade de oxigênio necessária ao mesmo tempo que ela recolhe o lixo de nossa respiração, o gás carbônico, que será novamente transportado pela circulação e expelido pela expiração .

Esse simples movimento, inspira e expira, faz com que cada uma de nossas células receba o ar e transforme ele em novo ar para expirar. Toda essa purificação feita tantas vezes por minuto nos mantém sempre prontos para uma vida nova, nesta permanente purificação.

Fico observando meus filhos dormirem, e percebo a qualidade e a profundidade do sono pelo ritmo de suas respirações. Quando eram bebês eu não saberia viver sem aqueles aparelhos de babá eletrônica, hoje, mesmo tendo meu quarto há alguns metros de distância, me percebo escutando o vai e vém do ar nos pulmões.

Eu diria que somente agora com cinco anos eles estão aprendendo e amadurecendo nesta forma vital de todos os seres. Respirar e controlar sua respiração para manter seu ritmo. Um ritmo em equilíbrio.


*Teorias de respiração retiradas do capítulo `A fisiologia da respiração`, do livro de José Carlos Lobo Véras, ` Lesão Cerebral: o poder dos pais no tratamento dos filhos`.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home