Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, November 24, 2008

Paralisia cerebral: palavrão


Não lembro a primeira vez que escutei o palavrão PARALISIA CEREBRAL, mas entendo que desde a primeira vez eu nunca havia entendido esta situação.

Paralisia cerebral sempre me veio associado com deficiência mental, deformidades, uma cadeira de rodas e um carregamento de piedade. Errado, totalmente errado.

Acredito que não somos educados a conhecer o que significa este palavrão, e na ignorância, por não saber, ficamos mais ignorantes enchendo nosso caminhão de sentimentos como pena, aversão e nojo.

A paralisia cerebral é uma cicatriz no cérebro. É uma célula paralizada. É como um arranhão na pele, que ali deixa sua marca, e nunca mais volta a ser a mesma. Acontece que o cérebro, como é responsável pelas nossas funções, quando sofre uma lesão, uma paralisia, acaba interferindo em alguma outra parte do corpo. Normalmente afetando os movimentos motores.

A paralisia cerebral é diferente da deficiência mental. Sim, pode estar associada, mas normalmente não está.
A paralisia cerebral não exige o uso de uma cadeira de rodas. Depende da gravidade da lesão, do tipo da lesão, da educação com esta lesão.
A paralisia cerebral gera uma deformidade de igualdade, um lado está diferente do outro.
A paralisia cerebral gera principalmente uma dificuldade de movimentos precisos, com uma função descoordenada.

Nós temos que educar, explicar, dar chance e gerar oportunidades. Mas principalmente com a ajuda de um sorriso, de compartilhar nossa alegria e arrancar dos outros a aversão e a pena. Sorria.

Mais informações:
http://www.cerebralpalsy.org/what-is-cerebral-palsy/
http://www.apcb.org.br/portal/

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ano passado quando escrevi sobre meus filhos ouvi o seguinte comentário:"Nossa, não deverias colocar no jornal que teus filhos tem paralisia cerebral, podes prejudicá-los no futuro!"Não paro de falar,informar...EDUCAÇÃO é a única via de acesso...bj Luciane Lubianca.

8:34 PM  

Post a Comment

<< Home