Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, March 10, 2008

27 e sono


27 e sono

Fazer tarefa da escola pode parecer simples, mas compreende várias áreas de conhecimento.

Quando peço ao meu filho o que é o número 27, quero saber dele se:

- Ele sabe que o 27 é formado pela unidade 7 e pela dezena 2.
- Se ele sabe identificar quais são os numerais 2 e 7.
- Se ele sabe que quantidade isto representa, para isto tendo de separar a quantia certa de um monte de contas.
- Se ele sabe que este número também significa o número da sala que ele estuda.
- E a professora quer saber se ele sabe escrever, com a mão, o número 2 e o número 7.
- Usando o teclado do computador ele identifica e tecla os números corretos. No entanto o MEC exige que ele use a caligrafia para mostrar que sabe.

E escrever a mão ele não sabe.


Entender porquê meu filho não dormiu bem na noite passada, compreende vários fatores.

Quando quero entender o porquê, preciso saber se:
- Ele está com o nariz entupido.
- Se eles está cansado demais. Ou de menos.
- Se está com fome. Ou com vontade de fazer xixi.
- Se está com frio ou suando.
- Se tem mosquito mordendo.
- Se está preocupado com alguma tarefa, algum evento ou data importante.

O sistema imunológico interfere diretamente no sono de meu filho. Sei quando ele vai gripar, pela noite anterior a gripe. Pode não aparentar nada, mas quando ele dorme muito mal, já no dia seguinte aparece uma dor de garaganta, um nariz escorrendo ou uma indisposição.

Dormir ele ainda não sabe.


Saber matemática me mostra onde meu filho pode sonhar em ser.
Não saber dormir me mostra o quanto ele ainda precisa aprender para sonhar.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

LETÍCIA, MÃES ESPECIAIS MERECEM FILHOS ESPECIAIS COMO DEUS LHE PROPORCIONOU. VOCÊ É UM EXEMPLO DE CONQUISTAS, APRENDIZADO E DEDICAÇÃO. FELIZES SERÃO ELES COM TANTO AMOR FLORINDO O CAMINHO QUE ELES PRÓPRIOS IRÃO TRILHAR.

JULIANA BARACUHY

12:38 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Juliana,
Adorei sua visita, passe sempre por aqui!
Suas palavras são lindas, agradeço os elogios e imagino um caminho de flores cheirosas com todas as conquistas.
Um beijo,
Leticia

1:40 PM  

Post a Comment

<< Home