Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, February 20, 2008

Procurando escola infantil


Meus filhos farão seis anos este ano e começam a fase de alfabetização. Sem ainda terem superado todas as fases para sua idade, já enfrentam um novo desafio: aprender a ler e escrever.

No ano passado visitei algumas escolas em minha cidade, avaliando não somente o espaço físico que viria atender meus filhos cadeirantes, mas também a vontade por parte da direção em receber crianças especiais. Eu particularmente fui brutalmente apunhalada com palavras e olhares em várias das escolas mais recomendadas de Florianópolis. Inclusive naquelas com base filosófica, provando que não aplicam em nada suas teorias.

Simplesmente dizer que não estamos preparados, parece fácil. Preparado? Quem está ? Eu por acaso estive ?

Felizmente me encontrei com a Escola Montessoriana Menino Jesus. Fui muito bem recebida, e digo que nenhum porém foi colocado ao fato de eu explicar que meus filhos eram especiais, me responderam naturalmente que já tinham outras crianças na escola. Adorei o espaço, a escola, a forma de atendimento, o método. Confesso que me preocupei com o barulho do recreio, muitas crianças gritando e brincando ao mesmo tempo.

O interessante, no entanto, foi quando fui com a condutora e perguntei a ela o que lhe tinha chamado atenção naquela nova escola, e ela me disse: o silêncio. Enquanto as crianças estão em sala de aula trabalhando concentradas em suas atividades, reina o silêncio.

Maria Montessori escreveu :
"O silêncio com frequência nos traz o conhecimento que ainda não percebemos completamente, o de que possuímos dentro de nós uma vida interior."

Maria Montessori foi uma pedagoga italiana nascida em 1870, que revolucionou o sistema educacional infantil em todo o mundo. Em 1907 foi ela que deu à sala de aula a aparência que conhecemos hoje: os móveis no tamanho para crianças, aventais, potinhos de tinta e belos materiais de madeira. E assim as crianças nas escolas montessori, por alguns instantes, escutam os sons do silêncio. Eu agradeço a Eliane, Lu Lemos, Lu, Sergio, Beth, Laura, Lara que em poucos dias souberam me oferecer um pouco deste silêncio.


Informações retiradas do livro entitulado Maria Montessori: Personagens que mudaram o mundo. Escrito por Michael Pollard.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home