Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, February 11, 2008

Prevenções


Nos programas de educação condutiva seguimos uma rotina todos os dias, fazemos os mesmos programas, repetimos as mesmas ordens. É uma receita que seguimos, alterando com motivações diferentes, atendendo as necessidades individuais de cada um, acelerando ou atrasando alguns ritmos, inserindo ou excluindo algumas atividades.

Para os que executam aprendem sempre algo novo, para os que visitam ficam maravilhados com todos os espaços preenchidos e bem aproveitados, para os que lideram basta ajustar alguns pontos para conduzir ativamente. Para as crianças a motivação é o que leva a executar a rotina pouco alterada, uma vez que escutam diariamente e seguidamente as mesmas ordens.

Encorajar. Provocar a espontaneidade. Aguçar a curiosidade. Educar.

Para conduzir ativamente é importante saber quais são as ordens que as crianças devem escutar e memorizar, daquelas que as condutoras e educadoras devem seguir e também memorizar. Aqui a diferença entre as tarefas a realizar e as prevenções a executar.

No grande movimento que dividimos em partes, acabamos por realizar uma série de pequenas ordens, algumas delas muito importantes para as crianças (tarefas a realizar), outras muito importantes para as educadoras que conduzem a criança no realizar (prevenções).

A condutora ordena que a criança sente reto, mas são as prevenções que fazem com que ela mantenha a cabeça no meio e levantada. A ordem pode ser ficar de pé, mas a prevenção é manter os joelhos paralelos e os calcanhares no chão. E aí segue-se em busca do conhecimento, que não se transfere, mas se constrói.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home