Estados de consciência
Quando falamos de sono e sonhos, me dá a sensação de estar lidando com um mundo não meu, ou melhor de um mundo que eu não domine. De acordo com o Vedanta existem sete estados de consciência, e cada um deles progressivamente nos leva para mais perto do ideal da iluminação. Infelizmente a maioria das pessoas apenas experimenta os três primeiros, sono profundo, sonho e estado desperto.
Em alguns momentos nossa vida já parece plena, em outros nos falta muitos pedaços. Já não sei se o que me falta é consciência ou se o que me preenche é que é consciência. Sei que ainda tenho a descobrir e experimentar.
Nesta leitura de Chopra reconheço que ainda quero muito mais para meu ser. Aqui copio um trecho do livro deste assunto:
:: O quarto estado de consciência ocorre quando vislumbramos a alma, quando ficamos, mesmo que pela fração de um momento conscientes do observador que existe em nós. ::
:: O quinto estado chama-se consciência cósmica, neste estado o espírito pode observar o corpo material, a percepção está desperta e alerta com relação ao nosso lugar como parte do espírito infinito. ::
:: O sexto estado é a consciência divina, neste momento não apenas sentimos a presença de espírito em nós mesmos, como também começamos a sentir este mesmo espírito em todos os seres. ::
:: O último é a consciência unitária, a meta suprema, a iluminação. Neste momento vemos o mundo inteiro como uma extensão de nosso ser, uma projeção de nosso eu, transcendemos a vida e a morte.::
E não é somente de sono e sonhos que não dominamos, por ora nos assustamos, temos ainda muitos estados de consciência que ainda estaremos por vivenciar.
** Informações sobre Vedanta retiradas do livro ` A Realização espontânea do desejo`, de Deepak Chopra.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home