Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, January 02, 2008

No sono que acalma


Ao observar meu filho dormir vejo uma vida se transformar. Em instantes.

Na dificuldade de tranquilizar seu corpo e relaxar seus músculos, ele se vira para um lado, para o outro, e de novo, e de novo... em um movimento sem cessar. Ele `briga` com a variação entre o estado alerta e o estado de sonolência, como se esta situação fosse nova para ele, como se dormir fosse difícil. A respiração descoordenada, com o som de entrada e saída do ar pelas narinas formam uma música acelerada, em tom alto, se mostrando distante da combinação desejada para o sono.

Ao observar este ritmo, tento eu mesma buscar uma respiração equilibrada para meu corpo, tentando fazer com que pelos meus movimentos ele perceba e imite os meus atos. Mesmo que inicialmente seja de forma automática, sem razão, de forma inconsciente aquela imitação vem trazendo a ele o conforto do relaxamento, da respiração tranquila, em busca do prazer e do sono.

Em um momento muito próximo ao outro, seu corpo se acalma, sua respiração fica inaudível, sua energia se tranquiliza, ele adormece. Vejo uma vida se transformar. Aquela `briga` cessou, aquela angustia cessou, aquela pessoa se transformou. Assim vejo uma guerra que se transforma no bem, no guerreiro voraz que imediatamente se transforma em santo, na explosão que traz o silêncio. Em instantes.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home