Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, November 22, 2007

Olho para mim e aprendo


Educação Condutiva. Por alguns momentos me vejo pensando na profundidade das disciplinas que as condutoras estão aplicando em nosso dia a dia no projeto Com Amor, enquanto acho que elas estão exercitando um movimento, por outro ângulo vejo que elas estão trabalhando a consciência do movimento.

Em alguns instantes a Educação Condutiva me parece tão simples, que me parece que é isso que fazemos todos os dias mesmo. Mas na verdade vejo que esquecemos do mais simples muitas vezes. Em outros momentos me vejo completamente inabilitada nas ações. Em nosso dia a dia corriqueiro, as condutoras vão `descascando` algumas camadas de aprendizado que necessitamos para realizar nossas funções. Como uma cebola, descascando a pele mais bruta até encontrar o ponto mais precioso, concentrado e íntegro.

Assistindo mais uma vez a rotina diária, deixo aqui umas pequenas dicas, fáceis de realizar, em que os movimentos simples são de profundo aprendizado. Movimentos que podemos fazer em casa, em momentos de intervalo.

Com a criança na posição deitada, brinque com ela de `dobra e estica`. Os pés apoiados no chão, joelhos para cima. Deixe com que a criança inicie o movimento, mesmo que precise de auxílio para realizar, deixe com que ela se sinta útil fazendo. Dobrar as pernas e então deixar que ela mesma estique as pernas.

Só isso? Só.

Com a criança deitada peça para que ela mantenha seus braços esticados ao longo do corpo e também as pernas esticadas. Eu me deito reto. Minha cabeça está no meio, meus braços esticados e minhas pernas retinhas. Eu estou deitado reto.

Só isso? Só.

Na hora de comer, vamos ver como ficou meu rosto, ou minhas mãos. Ainda está sujo? Ninguém quer o rosto sujo, vamos ver como está. Use um espelho e mostre como está o rosto. Fica legal assim ? Um rosto sujo de feijão? Então me ajude a limpar. Com um paninho me ajude a limpar seu rosto. E deixe que a criança sinta esta necessidade de estar com rosto limpo e se auxilie nesta tarefa. Seja colocando as mãos sobre o pano, segurando o pano, ou mesmo limpando seu rosto.

Só isso? Só.

O mais simples de tudo isso, é olhar para si mesmo e ver o que eu gosto que façam comigo. Como eu posso comer com a cabeça inclinada ou o pescoço para trás. Como eu consigo beber de um copo se não me dão tempo para parar e respirar também. Tento me imaginar como gosto que façam comigo. Tento me imaginar como todos iguais. Preciso lavar minhas mãos, usar o banheiro e escovar meus dentes antes de sair, então vamos todos fazer juntos.

Quantas vezes me vejo repetindo os movimentos deles, seja uma posição engraçada enquanto dormem, ou comendo, ou assistindo tv. Procuro sempre estar do tamanho deles, na condição deles. Olhando para mim mesmo, aprendendo e ensinando.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home