Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, March 05, 2008

O que o mundo ganhou


Montessori queria ser engenheira, mas estudou medicina. Nunca quis ser professora porque a educação em seu tempo não respeitava ninguém. Não se podia perguntar, questionar e algumas vezes nem se mexer. Crianças ganhavam castigos, ajoelhavam-se no milho, ganhavam surra e chapéu de burro. Não se compreendia a criança. Ela relutou, mas estudou pra ser professora também.

Ela olhou para a criança. Parou, observou e copiou. Ela deu liberdade para que a criança aprendesse.

O que o mundo ganhou com a vida de Maria Montessori?

1- Uma compreensão melhor da infância. Mostrou que podemos aprender com a criança e não forçá-la a aprender da forma como os adultos pensam.

2- A compreensão de como as crianças aprendem. Dando liberdade para que a criança possa controlar as suas próprias atividades. Definir sozinha com o que quer brincar, ir até lá buscar, guardar no momento que não desejar mais.

3- Jogos educativos, móveis adequados, salas com tinta colorida nas paredes, professores que escutam.


Informações retiradas do livro entitulado Maria Montessori: Personagens que mudaram o mundo. Escrito por Michael Pollard.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Estou por aqui lendo seus artigos embora não tenha me manifestado mais.

MB

8:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Letícia,
Tudo que você expressa me ensina, me faz ver o mundo de uma forma diferente, melhor..me alegra emociona, me modifica, acalenta, tras esperança,me cura! Por tudo isso é sempre muito bom, construtivo estar aqui com voçê! Sempre sinto oque descrevi nas primeiras palavras a cada novo artigo seu! A Educação Condutiva COM AMOR capacita os profissionais de maneira holística, como você aqui me ensinou, nela há tudo que gosto, abrangendo crianças (que amo e adoro a verdade delas que nos torna tão melhores,permitindo acordar a criança espontânea e descontraida que há dentro de cada um de nós)e todas as pessoas valorosas, especiais e perseverante que cercam este legado!
COM CARINHO, RFJ!

3:01 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Marcio e Roberta,
Não se escondam atrás de suas iniciais, sei que vcs estão sempre comigo!
Um beijão
Leticia

1:43 PM  

Post a Comment

<< Home