Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, August 23, 2007

Bonecas


Fomos convidados para oferecer uma oficina sobre a Educação Condutiva no Congresso de Motricidade Humana que ocorrerá no próximo mês em Florianópolis (estão todos convidados!). Estamos planejando as atividades para poder alcançar nosso objetivo de divulgar este método e que possamos oportunizar mais crianças com este rico aprendizado.

Pretendemos unir teoria, vídeos, experiências e estar aberto para responder aos questionamentos existentes. Na última palestra que realizamos, sentimos falta de demonstrar mais prática. Mas como realizar isto em uma sala para 200 pessoas? Alguns sugerem levar as crianças e fazer uma pequena 'demonstração': claro como no zoológico, quando as focas se apresentam. Ai ai.

Estamos buscando a melhor forma de nos apresentar neste Congresso e sugeri a condutora para levarmos bonecas, assim poderíamos simular os movimentos. E a resposta foi mais do que óbvia:
- Leticia, bonecas não respondem as minhas ordens. Eu digo estica as pernas e elas não esticam. O que eu vou fazer com uma boneca ?

Parece uma resposta simples, mas para mim muito profunda e que me fez refletir, por quantas vezes algumas das fisioterapeutas que conheci, nos ensinaram a movimentar os meus filhos com bonecas.

A forma passiva que aprendi a trabalhar com eles, faz parte de meu passado. Agradeço estar vivendo esta oportunidade e poder aprender de forma permanente o que estamos vivendo, para não voltar a viver a 'ressaca' que senti certa vez, após ficar um período sem educação condutiva.

6 Comments:

Blogger Aventura said...

Leticia, por que não passar um vídeo do curso de férias ?
Se quiser, podemos mandar uma cópia do que gravamos assim vc pode editar e mesclar as imagens com a os pontos da palestra
De nossa parte não tem problema em mostrar imagens da Bia.

Pedro

8:31 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Pedro,
Super obrigada! Estamos sim pensando em preparar um vídeo mostrando os movimentos, estamos planejando.
Se precisar vamos mesmo contactar vocês.
Um beijo
Leticia

7:03 AM  
Blogger Aventura said...

Conte com agente para o que der e vier. "Tudo vale a pena se a alma não é pequena". e Este projeto, certamente tem uma alma IMENSA!

Pedro

7:35 PM  
Blogger Cristiana Soares said...

Letícia, eu não concordo muito com vc quando diz "como no zoológico, quando as focas se apresentam".

Acho que as pessoas têm sim uma curiosidade legítima de ver o método na prática.

E achei muito boa a idéia dos vídeos. Isso resolveria sua preocupação de não superexpor as crianças.

Seria um meio termo que solucionaria o problema.

O que achas?

Olha, sou convidada para dar uma palestra no Fórum de Inclusão de Serra Negra, São Paulo, no início de outubro.

Como fui convidada antes de vc estar com esse projeto aí em Floripa, me dispus a falar sobre a EC.

Porém, agora, acho que vc está com mais bagagem do que eu para falar sobre o assunto.

O que vc acha de ir junto comigo lá? E até mostrar esses vídeos...

Grande beijo

Cris

5:54 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Cristiana,

Obrigada pelas dicas e também pelo convite. Adorei!

Vamos conversar mais.

Um beijão.
Leticia

8:31 AM  
Blogger Aventura said...

Olá Letícia ! Como foi a palestra ?

8:01 PM  

Post a Comment

<< Home