Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, August 17, 2007

O poder da superação


Li uma matéria na Isto É que falava do Poder da Superação. A matéria fala de portadores de deficiência e sua vida rotineira, o surdocego Carlos que salta de pára-quedas, a tetraplégica Flávia que está grávida de gêmeos, o cego Alberto que é endurista de cavalos. Uma matéria real, de uma vida real, mostrando as dificuldades naturais, sem a tristeza grudada nas histórias existentes. Adrenalina, emoção, felicidade, e muitas sensações novas são descritas por eles. O que mais me emocionou, foi uma frase de Flávia, 34 anos:

"Se um gênio da lâmpada aparecesse para realizar três desejos meus, talvez voltar a andar não fosse um deles."

Hoje na minha família, sendo mãe de gêmeos com paralisia cerebral, vivemos uma vida muito feliz, uma vida real, natural, cheia de estímulos, e com muita ansiedade de como será nosso futuro. Às vezes achando que o que era pra ser já foi, outras achando que o que era pra ser ainda está por vir.

Meu filho sempre precisou de uma forcinha a mais na estimulação oral, buscando o sincronismo da respiração, mastigação e deglutição. Desde que iniciamos a educação condutiva, não nego, sempre fiquei ansiosa por estimular ainda mais a linguagem. E não fui fazer nada mais, além da Educação Condutiva.

Hoje ele se supera e me responde, sem eu perguntar. Ontem não queria pão com geléia, respondendo com a cabeça negativamente, então abre a boca e pede "Mel". Na sala se negou a fazer os exercícios de caminhada e dizia "João" (pois aquela era a cadeira usada pelo João). E nos mata de paixão, quando minha mãe pergunta pra ele o que ele é da vovó e ele diz "Amor".

A cada dia um pouquinho mais, nos mostrando que ainda tem muito mais por vir. Se o gênio aparecesse hoje, me sentiria confusa em saber o que pedir.


Post citando matéria da Revista Isto É de 13 de junho de 2007, escrita por Gisele Vitória e Rodrigo Cardoso.

7 Comments:

Blogger Grilinha said...

Curioso, não é ?

Muito interessante. Letecia, com que idade seu filho deu o salto na linguagem ? O meu já tenta dizer muitas coisas, pois entende tudo. Se perguntarmos o nome de um objecto, como por exemplo um boneco girafa, ele responde iii-aaa-aaa.
Só eu entendo, porque sei o que ele quer dizer, claro. Estou com menos ansiedade agora, mas sei que vai ser mais uma GRANDE batalha...

BEIJOKAS

6:27 PM  
Anonymous Néa e Arthur said...

Acho que tbm não saberia o que pedir...as vezes a ansiedade e a situação nos faz pensar em muitas coisas...talvez se fosse hoje pediria que o gênio da lâmpada melhorasse o refluxo e o sono do meu Arthur.Tbm estou tentando melhorar a nossa comunicação e sinto que estamos bem melhor,mas a melhor parte é quando ele me olha com aquele olhar tão profundo,que talvez consiga ver a minha a alma,que sou capaz de sentir todo seu amor!!!!!!!!!!!!!

Beijos

9:08 PM  
Anonymous Gabi said...

Ai, ai, que saudade deles...
Manda beijos...
Saudades de vcs todos...
Gabi

8:16 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Grilinha
Meu Gabriel tem 5 anos. Ainda não acho que ele deu 'um salto', mas está curioso em experimentar... E sabe o que mais, batalha vivemos todos os dias, em todas as famílias, e o lindo na nossa é que sempre temos como resultado um lindo sorriso. :)
Beijo
Leticia

6:55 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Néa,
que gratidão, que sensibilidade, quanta comunicação!
Lindo!
Leticia

6:56 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Gabita,
Nós também com muitas saudades, ;) Vê se aparece mais vezes, adoro te ver por aqui...
Beijão no coração,

6:57 PM  
Blogger Simone Zelner said...

Olá Querida! achei esse seu tema muito lindo hj! tanto que usei como parte do meu post no blog do desabafo de mãe de hj! beijos com carinho!

8:52 AM  

Post a Comment

<< Home