Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, July 23, 2007

Inspiração e Intuição


Dr. Peto trabalhava com a inspiração e a intuição. Ele era sensível o suficiente para acreditar em seus sentimentos e saber realizar através deles. Hoje em dia dizemos que as mulheres têm intuição, as grávidas principalmente, que os publicitários têm inspiração. Somos todos nós que vivemos tão apressados em nosso dia a dia, que não temos tempo para olhar para nós mesmos, para escutar o nosso corpo, as nossas sensações e então viver uma vida mais acertada.

Me vejo falando de Educação Condutiva, eu que não sei nada de nada, falo de um sistema de educação, sem ter estudado Vygotsky, Luria, Piaget ou saber um pouco mais do construtivismo e outros métodos. Patrícia tem toda razão em estranhar quando afirmo abertamente :
- Educação Condutiva é um sistema de educação. Não compare com as outras ciências.

Falo do sistema educativo por aprender com ele diariamente, nestes anos que tenho convivido com o método. Repito o que disse uma aluna de Peto :
"...Tudo isto é mais o que eu sinto, do que eu sei."
É como se demorasse um tempo até perceber o que estou vendo, como se tivesse um atraso entre a experiência e a compreensão.

Dr. Peto era interrogado várias vezes, como ele fazia para curar estas pessoas. E ele não cansava de repetir:
- Eu não curo. Eu educo.

Ele educa visando com que cada um tenha uma vida plena, podendo vestir-se, comer sozinho, segurar uma colher ou não derrubar nenhum prato. Ele educa para que se faça melhor uso do seu corpo. É aqui onde a educação condutiva está presente, dar função útil, prática e realizável para que cada um viva de forma mais acertada. Usando a inspiração e a intuição.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home