Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, June 27, 2007

Breve resumo da palestra


A palestra desta segunda-feira esteve com o auditório lotado, mais de 200 pessoas estiveram assistindo a fala da condutora e a experiência desta mãe com a Educação Condutiva. A palestra de 3 horas tinha a intenção de ser enriquecida com dois vídeos sobre o assunto, mas devido a problemas técnicos, acabaram não sendo apresentados, o que não perturbou o interesse e a participação de todos no evento.

Na minha fala fiz uma breve retrospectiva de minha vida desde o nascimento das crianças, o caminho que fizemos para realizar todos os estímulos necessários para seu desenvolvimento, até as experiências que tivemos com este método. Dentre os pontos importante ressalto duas reflexões. Uma quando do nascimento de minha terceira filha, quando percebi que a atenção voltada para os meus bebês não era por causa da paralisia cerebral, ou por eles serem `diferentes` de outros bebês. Os olhares que vinham para minha filha bebê, as perguntas, o toque nela, eram exatamente os mesmos que o povo em geral fazia com meus filhos gêmeos, alguns anos antes. Percebi então que eles eram apenas, gêmeos. Simplesmente gêmeos.

Minha segunda reflexão se deu alguns anos depois, quando minha filha passa pela fase `tsunami`, derrubando tudo o que vê pela frente. Um de meus gêmeos então me diz: `Eu também quero derrubar tudo isso.` Me veio a reflexão sobre a necessidade da realização de movimentos funcionais, meus filhos precisavam de movimentos que fossem usados no dia a dia de nossas vidas. Quem poderia ensiná-los ?

Então descrevo nossa experiência no México, Inglaterra e Brasil. Com tantos resultados surpreendentes, quase todos eles descritos aqui neste blog.

Depois tivemos uma aula de filosofia, educação, condução, aprendizagem, facilitação e aplicação da Educação Condutiva. Todo o conteúdo apresentado foi muito completo, mas gostaria de levantar dois pontos que me chamaram atenção. O primeiro sobre a necessidade da realização das tarefas planejadas pelo condutor com antecedência, que fazem com que as crianças recebam a ordem correta, realizem os movimentos, reflitam sobre o êxito de sua realização, e então aprendam a fazer de forma funcional. Estas tarefas, uma vez realizadas em sequência, uma sobre as outras, serão automaticamente aplicadas na rotina diária desta criança, fora de sala de aula.

O segundo momento é quando a condutora fala da importância do grupo, a construção da aprendizagem social, permitindo que a criança leve uma vida em grupo (como todos nós), apredendo a esperar a sua vez, dar oportunidade ao outro, receber a tarefa de um outro, continuar algo já iniciado pelo outro, com conceitos de solidariedade, dignidade, compartilhamento, controlando sua ansiedade. Estando apto para uma vida em sociedade.

Gostaria de agradecer a participação de todos, principalmente daqueles que vieram de outras cidades e de outros estados especialmente para esta palestra, além de todos aqueles que de uma forma ou de outras trabalharam, ajudaram ou torceram para que este evento se realizasse. Entre tantos nomes agradeço a Bárbara, Anna Rita, Anna Paula, Juliana, César, Zaccaro, Boscollo, Vitor, Henrique, Fabiola, Patricia, Lilian, Darlan e Alexandre.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Letícia, eu te mandei um e-mail, dizendo que não consegui me inscrever na palestra, não sei se lembras.
Ao ler teu relato fiquei com mais pesar ainda por não ter participado e gostaria de saber se você tem previsão de outrp momento como essa.
Hebe

11:05 PM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Oi Hebe
Sim, claro que lembro. No momento não estamos com nova programação, mas pretendemos fazer um outro evento no segundo semestre. Avisaremos os interessados com antecedência.
Um beijo,
Leticia

8:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Como é, os neorônios ainda estão em férias procurando para quem torcer - Boi Vermelho ou Preto????

Márcio

11:50 AM  

Post a Comment

<< Home