Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, June 20, 2007

Sistema: criado, experimentado e validado


O Sistema de Educação Condutiva criado, experimentado e validado por Andras Peto, me encanta pela diversidade de situações vividas diariamente que são contempladas nas atividades realizadas. O que mais me impressiona, acaba sendo até óbvio, sim, óbvio, mas depois de ser dito e apresentado. Me chama atenção pela sua simplicidade e naturalidade.

Devo acreditar que o Dr. Andras Peto era uma pessoa muito sensível, e poderia perceber essas situações simples, que muitas vezes levamos uma vida inteira para aprender. Ele percebeu e aplicou uma forma de ensino, naqueles que eram vistos sem condições, mas ele via neles `apenas` uma falta de aprendizado. Aqueles que precisam de educação.

Mas uma educação que acredita no potencial do indivíduo, uma educação que deixa realizar, que deixa experimentar. Uma educação que enxerga as potencialidades, que supera as dificuldades com auxílio inicialmente, mas fazendo com que a cada dia exista menos e menos apoio, menos e menos presença, menos e menos necessidade de mais um. Uma educação que conduz.

Peto criou um sistema de educação, com filosofia, conceitos, rotina, tarefas em sequência, uma corrente de atividades, onde uma está relacionada a outra, sempre. Não se trabalha apenas um elo, mas a corrente, um elo depois do outro. Uma corrente que vai ficando cada vez mais forte, resistente. Uma corrente tão precisa, confiável, que vai ficando cada vez mais grudada ao ser, onde ele acredita no que faz e acaba que realmente faz!

Um sistema que ensina a realizar o mais simples: o prático, o útil. Onde na rotina da escola ele aprende, realiza, acredita e confia. E quando sai da escola, em casa, no dia a dia, esse aprendizado vem para sua vida diária, onde ele continua aprendendo, fazendo e confiando.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Nice brief and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.

8:25 AM  
Anonymous Adriana said...

LETÍCIA,
COMO CONSIGO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CONDUTIVA?
OBRIGADA
ADRIANA

11:09 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Adriana,

Me deixe seu e-mail ou escreva pra mim! Te conto tudo o que sei deste método maravilhoso!

grande beijo,
Leticia

3:17 PM  

Post a Comment

<< Home