Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, May 02, 2007

Condução direta e indireta


Um das formas de conduzir na Educação Condutiva (usando aqui o pleonasmo), é facilitando, ajudando, auxiliando. Existe uma sutil diferença, no conduzir sem 'fazer por'. A condução permite a execução de um movimento por parte da criança.

Coloco aqui uma descrição da condutora Barbara Osaigbovo, do projeto Com Amor, sobre as formas de condução.

A condução permite a execução de um movimento, e este movimento pode ser realizado de forma direta ou de forma indireta.

Na forma direta ele pode ser realizado de duas formas, através do uso adequado dos móveis (1), quando por exemplo uma criança é deitada sobre a mesa sarrafeada e a correta colocação na mesa permite ela esticar o braço adequadamente. Em outra posição ela não conseguiria realizar o movimento. A outra forma seria através do toque manual (2), onde por exemplo fazer a condução da caminhada segurando a criança pelos ombros, realizando a transferência de peso e promovendo o passo.

Na forma indireta, a condução pode ser realizada através de uma ordem, uma postura ou pela intenção rítmica. A ordem (1) é quando a condutora diz o que ela quer que se realize e a criança realiza, por exemplo verbalizando em bom tom:
- Eu levanto o meu braço para cima.
E a criança realiza o movimento solicitado.

A condução na forma da postura (2), seria quando a criança consegue realizar um movimento somente quando posicionado da forma adequada, por exemplo, para fazer o movimento de levantar-se, quando na postura de cócoras, consegue se levantar.

A intenção rítmica (3) é outra forma de condução indireta do movimento, quando a condutora usa da contagem e do ritmo para cada criança. Eles podem estar executando o mesmo movimento, mas cada um conduzido por um ritmo. Por exemplo:
- Um passo, dois passos, espera. Um passo, dois passos, espera.
A criança realiza o andar, mas toma consciência do movimento, a cada momento que espera.Ou:
- Passo um, passo dois, passo um, passo dois.
A criança realiza o andar sem interrupção.

A intenção rítmica pode ser realizada com uma contagem ou cantarolando uma música. Esta música lembrará o movimento a ser realizado.



*O conteúdo deste post foi retirado de uma aula dada na UDESC - Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina, na classe de Pediatria ministrada pela Professora-Mestre Patricia Vieira de Souza, aos alunos do quinto ano de fisioterapia pela condutora. Abril de 2007.

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