Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, April 23, 2007

Que pressa que eu tenho...


Que pressa que eu tenho pra vida passar.

Me levanto tão rápido que às vezes fico até tonta, me visto que nem me olho no espelho, o cabelo eu só amarro num coque e já fui. Nesse meio tempo já tirei as crianças da cama, dei uma atividade pra eles e fui fazer o café. Enquanto o leite esquenta levo eles pra fazer xixi. Pronto. A casa acordou e dá tempo de eu ir tomar o meu café. Ao mesmo tempo que como, lembro das atividades do dia, do que eu não posso esquecer de levar. Sou interrompida várias vezes nesse raciocínio ordenado, tenho que cantar o hino nacional, fazer um pãozinho com mel, dar um colinho.

Que pressa que eu tenho pra fazer a vida passar ? Pressa nenhuma.

Na hora de tirar as crianças da cama eu queria fazer todos os dias assim:
- Vamos rolar até ficar de barriga pra baixo, e depois eu me empurro me empurro até colocar os pés no chão. Estou de pé.
- Caminhamos até o banheiro e esperamos a vez do xixi, enquanto comentamos sobre os nossos sonhos da noite. Vem xixi, vem xixi.
- Vamos colocar a roupa, primeiro escolher a cor da blusa (não tem regata purple mãe ?) e então estica o braço e me ajuda a vestir. Para a cueca e a bermuda quero ver a ponte. Í essa ponte só passa formiga, como vai passar o navio ?
- Hora de comer! Pãozinho na mão e me ajuda a tomar o leite. Quem vai escovar os dentes sozinho?

E então já escuto a minha pequena gritar : - Hora de ir pro carroooo. Ainda não são oito horas da manhã. Cantando nosso mantra de tranformação (om nama shivaya shivaya nama om) seguimos para comungar com esse lindo dia, inciar com a educação condutiva.

Não todos, mas alguns de nossos dias são assim. Queria ser mais tolerante e menos ansiosa, para poder gerenciar todas as pequenas atividades com muito tempo, e sem pressa.

É nessa pressa que perdemos os mais preciosos detalhes, é na atenção em cada movimento que meus filhos estão aprendendo, cada dia um pouquinho. Fazendo por eles mesmos, desde que eu permita que eles façam, que eles aprendam.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi amiga!

Que dia lindo!Dia de momentos felizes,de grande aprendizado e novas conquistas!

Que DEUS abençoe todos os teus dias!

8:34 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Nea,

... mas muitas vezes com pressa e é nesta hora que temos que dominar... ter paciência e tolerância para permitir que eles aprendam!

Um beijão.
Leticia

9:07 PM  
Blogger Cristiana Soares said...

Muito bom esse texto!

E sei bem como é isso! hehehehe...

8:36 AM  

Post a Comment

<< Home