Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Monday, April 09, 2007

Em busca de luz


Hoje o jardineiro veio trocar umas plantas de um pequeno jardim que tenho dentro de casa. Elas estavam tão altas, que já não víamos as folhas, mas somente os caules. A nossa intenção era integrar as plantas com a casa e mostrar a árvore completa: raiz, caule e folhas. Elas estavam também retirando a luz do ambiente, onde era claro, agora as folhas da árvore fechavam o nosso pequeno 'céu'. Questionei então sobre que outra qualidade de planta poderíamos colocar ali, e ele me respondeu que aquelas plantas eram as mais adequadas para este ambiente. Poderíamos plantá-las de novo, já que elas demoram cerca de 5 a 6 anos para ficarem daquele tamanho.

Eu comentei com o jardineiro que não fazem nem 3 anos que elas estão ali, e que cresceram muito mesmo nesse tempo. Ele me comentou que elas estavam assim tão compridas porque estavam procurando luz. Então concluímos que se colocássemos a mesma planta ali, ela se comportaria da mesma forma. Cresceria muito rápido, ficaria muito alta, porque precisaria ir em busca da luz. E não só esta qualidade de planta, qualquer uma.

Pra mim esta situação foi um grande ensinamento. Dentro da oportunidade que surgiu, a planta cresceu. Se não estivesse neste espaço que ela está, demoraria o dobro de tempo para ficar assim alta. Mas ela tinha que ir em busca do que era melhor pra ela, ali naquele ambiente, para que ela ficasse mais forte, bonita e saudável.

As oportunidades de nossa vida temos que aproveitar, para crescer ainda mais. Para meus filhos procuro oferecer as oportunidades que lhes faltam, agora. Oportunidades que permitam um crescimento ainda maior, melhor e ainda mais rápido. A natureza comprova.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi Amiga,realmente quanto mais oportunidades dermos a eles mais chances eles terão,tbm tenho trabalhado muito essa questão com o Arthur,pois ele passava muito tempo no colo então não tinha oportunidades de tentar explorar o ambiente,embora ainda tenha muita dificuldade ele já está melhorando.Aprendi muita coisa no curso com o método Doman.

Um grande beijo nas crianças!

10:27 AM  
Blogger Dinha said...

A natureza é mesmo espetacular, não é Letícia. E assim podemos (e devemos) ser nós, buscando alternativas de crescimento. Ainda hoje estou criando uma campanha pra um shopping, pro Dia das Mães. O slogan? "Amar faz parte da nossa natureza". Um grande bj em vc e nos meninos. Luz, sempre!

12:57 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Dinha e Néa,

Oportunidades, chances, melhoras.
Espetacular, crescimento, luz.

O que somos nós se não vamos em busca do que sonhamos?

Um beijo
Leticia

7:47 AM  

Post a Comment

<< Home