Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, March 07, 2007

"Você pode, então faça."


Na medida que amadurecemos nossas prioridades na vida vão se transformando, e mudando. Uma pessoa com paralisia cerebral, não é diferente. A educação condutiva proporciona um sistema de aprendizado para a vida toda. Independente da idade, a educação condutiva auxilia no uso intenso das habilidades do indivíduo, tratando de usá-las para melhorar a sua qualidade de vida.


Os condutores têm o conhecimento profundo do entendimento de como a paralisia cerebral afeta o dia a dia de nossas vidas. São eles que encontram as formas de encontrar um caminho para solucionar os problemas encontrados nas situações da vida pessoal, social, ou outras que sejam importantes para cada um.


Ver um grupo de adultos reaprendendo a passar geléia no pão, ou ralar um quejo e amassar uma batata, são algumas das atividades que são executadas de forma rotineira até que se aprenda ou reaprenda a forma de resolver aquela situação.


A educação condutiva proporciona ao indivíduo:
1- Aumento da confiança e consciência de suas próprias habilidades
2- Aumento no nível de independência
3- Melhorias no controle do corpo e nas funções motoras
4- Melhoria na qualidade de vida

A educação condutiva vai além, ela ensina dignidade. É ainda apaixonante a forma do uso de atitudes positivas com que a educação condutiva trabalha e exercita os sentimentos mais profundos que podemos ter. Olhando no fundo dos olhos, confiando e afirmardo na forma de uma ordem: "Você pode, então faça."

7 Comments:

Blogger Grilinha said...

É isso. Os nossos limites ainda estão por descobrir...em todos nós, não é mesmo ? Um bj

7:26 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Grilinha,
E é por isso que me apaixono cada vez mais pela educação condutiva : por ela ser o que é para qualquer um, para mim, para você, para todos nós. Independente de sermos ou termos filhos especiais ou não.
Com amor,
Leticia

8:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Letícia ,
é uma educação que nos passa segurança e dá oportunidades aos nossos filhos.Muito lindo!

Um grande abraço

Néa e Arthur

3:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Lê!
Por inúmeras vezes ao ler as páginas do seu blog fiquei emocionada!
Quero deixar registrado aqui minha admiração pelo pioneirismo!
Fico muito feliz de saber que tudo está se encaminhando conforme desejaste, ansiante.
Um beijo, com carinho,
Nicole

9:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Parabéns pelo blog, Leticia!

Me sinto privilegiada (um "ser-MAIS-humano") a cada linha que leio... a cada aprendizado que vc transmite, repassando a todos a tua experiência e o teu conhecimento adquirido!
Obrigada por compartilhar toda essa tua luz, a tua energia, amor e esperança!
Desejo do fundo do coração muito êxito a todos teus desejos e lutas.
Com Amor,
Paty

12:24 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Nicole e Patrícia,

Que surpresa ver vocês aqui! Obrigada pela visita! O projeto está a cada dia se ajustando e é também graças a cada um destes comentários e elogios que não deixamos de seguir em frente e não paramos pra descansar.
Procuro mesmo compartilhar essa minha vivência que tem me ensinado a ser cada vez mais humana e única. Como cada um de nós. TODOS somos diferentes uns dos outros não é mesmo?
Um beijão,
Leticia

7:49 AM  
Blogger Clokirida said...

Oi Lê, fico muito a vontade de dizer que você é uma guerreira admirável. Que com todo o seu amor, consegues ainda, ajudar outros pais, mães que tem filhos especiais. Quero registrar que é muito lindo o seu trabalho e o de todos que o rodeiam. De poder ajudar a criança a se tornar forte, crente em si = "o você pode, então faça". Parabéns pelo trabalho.

beijão
Clô

1:40 PM  

Post a Comment

<< Home