Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Friday, March 16, 2007

Eu confio, tu confias.


O aprendizado se desenvolve com confiança.


Se eu acredito no seu potencial, e você percebe que eu acredito, você também terá ainda mais confiança de conquistar seu objetivo. E não é preciso dizer: confiança se sente, se percebe. Ainda mais quando falamos de crianças, elas percebem tudo; os nossos medos, receios, inseguranças. Elas também sentirão a nossa alegria, a nossa força, entusiasmo e confiança. Olhar no fundo dos olhos e esperar uma resposta, demonstrando o que se quer, sem uma palavra dita, já se entende todo um complexo sistema de sincronismo, aceitação, confiança, amor.


É desta forma que a condutora trabalha. É desta forma que ela orienta cada ação, movimento, cada ajuste. Ela define com as crianças um objetivo a ser alcançado e com eles trabalha cada momento até que eles o realizem. Ela confia e passa essa sensação pra eles. E o que ela recebe em troca? A confiança deles. Dar e receber.


Nesse ambiente de confiança que ontem meu filho disse pela primeira vez, com todas as letras a palavra : Amarelo. A situação era para colocar a mão sobre a cor e repetir o nome da cor. Foi uma supresa no momento em que a condutora e sua assistente escutaram com todas a letras o nome da cor dita por ele. Elas me relataram que não era nada que pudesse ser 'parecido com amarelo', 'era amarelo mesmo.'


Ele tem demonstrado cada dia mais interesse em falar. Ele não quer apenas se comunicar, respondendo ordens simples, como sim e não. Ele está tentando me contar situações mais complexas, cheias de significado. Ele tem vontade, está disposto, e acima de tudo confiante.


Filho, eu confio em ti, vamos aprender a falar cada palavra, sem pressa mas com perfeição, para poder discursar bonito, como seu avô.



7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Oi, Leticia,
Tudo bem?
Achei teu blog por caso, pois estava procurando fisioterapia para o Enrique mais perto de casa. Estamos realmente cansados da correria diária de terapia em terapia, principalmente o Enrique que já está com 6 anos e no primeiro ano. Agora ele vai na escola de manhã e faz as terapias a tarde.
E como estão os meninos? Pelos teus comentários eles estão muito bem.
Estás continuando a educação condutiva em Florianopolis? onde? com quem?
Te envio meu email para trocarmos
informações.
arisi@cca.ufsc.br
um abraço
Ana Carolina

8:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Le,
Achei otimos os textos e sua iniciativa!

Saudades de voces.

Cris Milanez

9:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que beleza!!!!!!!!!!


Marcio

7:35 AM  
Blogger Dinha said...

Eu também confio muito na trajetória brilhante que vocês tem pela frente. Parabéns! Bjs!

9:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Letícia,é isso mesmo,confiança e estímulo sempre!
Beijos
Néa e Arthur

10:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, Letícia, há muito que estou atrás de informações sobre a Educação condutiva, mas não é fácil aqui em SP. Vou deixar meu e-mail, vc pode falar um pouco mais? eu que estou aqui em SP é impossível ter contato com tal método? o de verdade?
Me ajude, minha filha tem PC e está com quase 4 anos.
Um abraço e aguardo sua resposta.
betlucas@ig.com.br

4:22 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Bete,

adorei sua visita e seu comentário. vamos ficar em contato, te mando um e-mail!

e... volte sempre aqui, vamos conversar!

Um beijo,
Leticia

7:46 PM  

Post a Comment

<< Home