Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Saturday, March 31, 2007

Concentração e atenção


A educação condutiva também trabalha a atenção. Falar a todo momento é uma característica divina, mas é necessário uma concentração na atividade que se realiza. Por muitas vezes já estamos tão automáticos na realização de nossas ações que fazemos ações sem pensar. Mas não é desta forma que aprendemos. Se vamos estudar algo novo precisamos de atenção.


Estar concentrado em uma nova atividade exige esforço e atenção. É preciso estar focado para conseguir. Estamos acostumados muitas vezes a sermos interrompidos dentro de nosso trabalho ou escola. Essa interrupção nos leva a começar de novo. Muitas vezes não nos custa começar de novo, outras vezes exige um esforço ainda maior.


Se visitamos um colégio e entramos em uma sala de aula, digamos no terceiro ano, o professor de matemática não gostará de uma interrupção no meio de uma equação. A equação matemática tem uma lógica, e exige uma atenção do início ao fim do exercício. Se interrompida, necessariamente deveremos começar de novo. Tivemos uma interrupção que nos levou a uma falta de atenção.


Assim também trabalha a condutora, procurando trazer a concentração em cada atividade, cada movimento tem uma ação consciente, mente presente, atenção no que se faz. E se trabalha para que esse tempo de concentração se amplie a cada dia, que se concentre em colocar uma colher na boca, manter o equilíbrio por um tempo, posicionar um pé depois do outro, e até poder realizar uma extensa equação de matemática.


0 Comments:

Post a Comment

<< Home