Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, March 20, 2007

Curso de Férias - mês de julho


Curso Educação Condutiva - 14 de Julho a 3 de agosto de 2007

Estamos oferecendo um curso de Educação Condutiva voltado para crianças com paralisia cerebral no mês de julho em Florianópolis – SC.


A Educação Condutiva é um método húngaro desenvolvido pelo médico Dr. Andras Peto na década de 40 e busca a integração do corpo físico, social-emocional e cognitivo. A educação condutiva trata o indivíduo como um todo, dentro de uma visão holística.

A Educação Condutiva é apaixonante e vem sendo aplicada em diversos países, entre eles os mais ricos do mundo como Inglaterra, Alemanha, Noruega, Israel, Nova Zelândia, Austrália, Canadá, Japão, México. No Brasil existem algumas iniciativas em São Paulo, Itajaí e Camboriú. É a primeira vez que Florianópolis traz uma condutora – especialista em educação condutiva - para trabalhar em tempo integral e durante um logo período de tempo. Para o curso está prevista a vinda de uma segunda condutora, que dependerá do número de inscrições.

O curso no mês de julho será uma extensão do grupo de alunos Com Amor que são atendidos durante o ano todo, abrindo a oportunidade de aproveitar as férias de julho para socializar ainda mais este método para crianças que possam vir de outras cidades e estados do Brasil.

A forma de trabalho da Educação Condutiva é comparada com o trabalho de uma professora de escola primária, o desenvolvimento da criança se dá em grupo, dentro de uma sala de aula, seguindo uma rotina diária. A rotina adotada vai sofrendo pequenas alterações de acordo com o atingimento das pequenas metas estipuladas para cada criança. Ao mesmo tempo que o trabalho é em grupo, ele é direcionado para as necessidades individuais de cada criança (assim como em uma sala de aula). Os exercícios adotados são movimentos de nosso dia a dia, muito simples e funcionais. A criança é sempre o responsável pelas ações que realiza.

O curso será iniciado no dia 14 de julho com uma palestra sobre Educação Condutiva, destinada a pais, crianças e profissionais interessados. O atendimento das crianças se iniciará no dia 16 de julho até o dia 3 de agosto, de segunda a sexta, das 08:00 as 15:00. Serão abertas inscrições para crianças de 3 a 8 anos. Só será realizado o curso se existirem pelo menos 4 crianças. Os grupos serão formados por até 7 crianças.

A condutora líder é formada pelo Instituto Peto na Hungria, com experiência em desenvolvimento da educação condutiva em países estrangeiros, como Nova Zelândia, Irlanda e Inglaterra. Trabalha há 7 anos com a formação e educação de crianças, é motivada, interessada e muito atenciosa . Atualmente vive no Brasil e é a pioneira e formadora do grupo Com Amor.

Programa Sugerido

14/07- palestra educação condutiva seguida de atendimento individual aos pais
16/07 a 02/08 – atividades para as crianças (7 horas diárias)
08:00 as 13:00 : rotina da educação condutiva, incluindo almoço.
13:00 as 14:00 : estímulo de brincadeiras ativas e direcionadas
14:00 as 15:00 : atividade alternativa (a definir)
03/08 – último dia de curso com passeio estudo

O grupo é formado pela condutora e uma relação de quase um adulto por criança. Por exemplo, se 4 crianças, 3 adultos. Se 5 crianças, 4 adultos.

Serão oferecidas atividades paralelas para pais, responsáveis e convidados,
entre vídeos, palestras, reuniões e passeios turísticos.

Serão realizados descontos se o pagamento for realizado com antecedência. Serão aceitas inscrições até o final do mês de junho. O investimento total é referente a 105 horas aula. Mais informações, sugestões e questionamentos sobre o curso enviar e-mail para
educacaocondutiva@gmail.com , com Leticia ou através de comentários com e-mail neste post.

7 Comments:

Blogger Ani Cires said...

Oi Leticia!!! Acabei de deixar um recado pra vc no orkut perguntando se lá no Instituto Guga Kuerten eles aplicavam o método da EC.
Que bacana esse curso de férias q vai ter lá!!! Já morei em Floripa, mas foi antes do Lucas nascer. Meu sogro mora lá, aliás conheci o pai do Lucas naquele lugar maravilhoso. Agente brinca q o Lucas é "manézinho" de concepção. Eu gostaria mto de participar desse curso, como faço? Passa pra mim mais detalhes por email no anicires@gmail.com
Sabe q ultimamente eu e meu marido temos conversado mto sobre a qualidade de vida aqui em SP, e andamos cogitando a possibilidade de voltar pra Florianópolis. Mas a nossa preocupação era achar um lugar tão bom qto o GRHAU. Quem sabe já não é um passo?
Aguardo seu contato.
Um beijo!

8:36 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Anieli. Que bom te ver aqui no blog, adorei! Estou te mandando os detalhes por e-mail... Se tiveres alguma sugestao ou duvida, por favor me escreva.
Um super beijo,
Leticia

2:24 PM  
Blogger Debrassi. P. said...

Letícia,

Tive a felicidade de conhecer a educação condutiva por meio do IGK, por este fato sou muito grata a toda a sua família.

A EC traz consigo uma forma poética de perceber o mundo, de vivenciar as possibilidades de aprendizado que a PC nos remete.

Também me apaixonei por esta pedagogia do movimento desde o primeiro dia que tive contato com o Irving (condutor mexicano). Reafirmei a minha paixão quando pude trabalhar com as crianças ou adolescentes aqui em Itajaí e aí em Floripa.

Sei que com a ajuda de vcs "nossos alunos" terão novas possibilidades de viver com dignidade.

Abraços
Patrícia Debrassi

7:38 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Patricia!

Sim, e são tantas as possibilidades, temos que incentivar né...

Só não sabe quem não quer, já dizia Cazuza.

Se quiser participar do curso será um prazer!

Leticia

7:51 AM  
Blogger MARILDA RAFAEL said...

Oi Leticia, gostaria de saber mais detalhes sobre o curso e o endereço da EC-COM AMOR em Florianopolis,meu e-mail é marildarafael42@yahoo.com.br, sou professora de ed.fisica de uma apae em sc e tenho gde interesse em aprender o metodo. Aguardo contato. Um abraço

8:19 AM  
Blogger LeticiaBTK said...

Oi Marilda,
O curso está destinado apenas para crianças até 8 anos de idade. Estarei te mandando mais informações por e-mail.
Abraço e obrigada por visitar o blog.
Leticia

8:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Lê!!!
Então...finalmente te encontrei e olha q faz tempo q te procurava.rsrsr
Vo fazer o curso concerteza, vim morar pra Floripa e trabalho com deficientes fazem três anos...Acabei de me formar em E.F.
Poxa so precisso saber como faço pra ir ate Canas ver o espaço...
Olha te mandei e-mail...me respondi por favor!!!!

Valeu!!!

10:05 PM  

Post a Comment

<< Home