Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, March 22, 2007

Hábitos de higiene


Ao descrever a rotina que meus filhos estão vivenciando com a Educação Condutiva, não conseguia inserir na rotina as idas ao banheiro que eles fazem nos intervalos do programa. Inicialmente não tinha me dado conta do aprendizado que se desenvolve nesta ação, entre elas caminhar até o banheiro, sentar-se adequadamente, fazer as necessidades, higienizar-se e voltar a rotina.

Nestas idas ao banheiro também é desenvolvida a maturidade de conhecimento do seu corpo, de suas necessidades fisiológicas e noções de higiene. As idas acertadas ao banheiro são gratificadas com adesivos em um gráfico, que ao final da semana é comparado e avaliado com as semanas anteriores. As idas não acertadas são apenas combinadas de que na próxima oportunidade ela seja realizada com sucesso.

Este feed-back que se realiza em todas as tividades da educação condutiva são muito produtivos e pertinentes ao aprendizado da criança. Quando temos um retorno daquela ação que realizamos, seja ela feita de forma adequada ou não, é importante para a percepção do que foi desejado, realizado e atingido, seja incorporado. Cada momento é avaliado para que se faça cada vez melhor.

Hoje a rotina que eles seguem na escola é:
- Alongamento, realizado com o creme Sage Bath, o mesmo utilizado no Instituto Peto na Hungria
- Programa deitado, dando movimento principalmente as atividades motoras
- Hora do lanche, realizado de forma ativa e participativa
- Programa individual, direcionado para as habilidades de cada criança
- Programa em pé, com a mesma orientação que o deitado mas com foco na postura ed pé
- Programa sentado com (a) orientação no espaço, (b) estimulação oral e linguagem e (c) manipulação


E também...o hábito da higiene, como maturidade e orientação ao uso do banheiro nos intervalos dos programas.

4 Comments:

Blogger Grilinha said...

Gostei. Faz parte da vida. Tem de ser aprendido. Como tudo o resto. Um beijinho

6:39 PM  
Anonymous Néa e Arthur said...

Adorei a descrição do dia a dia,é uma rotina diária que faz parte da vida.É que as vezes erramos achando que temos de fazer tudo por eles e aí impedimos o desenvolvimento porque tiramos as oportunidades.
Um grande abraço!

8:05 AM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Néa
Sim, erramos.
Ajudando muito nós acabamos tirando deles a oportunidade de aprender.
;)
Errei e ainda erro...
Leticia

7:05 AM  
Blogger LeticiaBúrigoTK-1288 said...

Grilinha,
Higiene, como tudo tb tem que ser ensinado e aprendido.
;)
Beijos
Leticia

7:06 AM  

Post a Comment

<< Home