Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Wednesday, May 02, 2007

Móveis brutos


Também não nego Ana Carolina que fiquei um pouco receosa quando vi os móveis da Educação Condutiva pela primeira vez. Eles são de madeira, não tem pintura, têm uma aparência antiga e não demonstram modernidade.

Quando eu fui procurar a Educação Condutiva pela primeira vez no México, também fiquei pensando como meus filhos, uns bebês de três anos de idade, iriam se deitar naquelas mesas de pau puro, duras que só.

A aparência inicial foi bruta, mas não foi a que ficou. Aqueles móveis eram apenas parte da condução, da facilitação que o método permite. Móveis práticos, direcionados ao pegar, apoiar, em conduzir o caminhar. O método da educação condutiva, também não tem nada de moderno. Ele foi desenvolvido na década de 40, em um país dominado pela Rússia, figura central do conservadorismo. Mas ela é simples, completo, prático.

Criado na Hungria, um país que eu por acaso já conheço, mas que faria com que muitos de nós, se estivéssemos ali pertinho dele, não iríamos ver quem ele é. A capital da Hungria é divina, com o Rio Danúbio (aquele da música 'Danúbio azul, azul, azul') dividindo sua cidade principal em Buda e Peste. Passeios de barco levam até as cidades próximas, para conhecer artesanato em madeira e cerâmica.

A cidade também é conservadora, mas ao mesmo tempo fascinante. Assim como a Educação Condutiva. Que faz com que sua primeira aparência não fique registrada, mas entusiasme e apaixone cada vez mais.

6 Comments:

Blogger Grilinha said...

Minha querida

Mais um post delicioso. Mais uma bela partilha. Escolhi-te como um dos 5 blogs que me fazem pensar.Um beijo

6:19 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Grilinha, que honra! Adorei sua indicação, logo publico meus 5 .

Um beijo,
Leticia

7:37 AM  
Blogger Unknown said...

olá Letícia, tudo bem? li seu post sobre os moveis duros da educação condutiva e fiquei bastante interessada. como vi no seu perfil que tem interesse de divulgar sobre a metodologia, gostaria de lhe fazer um convite para escrever o que é a educação condutiva? para quem se destina? e como é aplicada? pergunto isso porque sou uma das coordenadoras de um portal chamado desabafo de mãe e acho que seria muito importante divulgarmos sobre essa metodologia também lá no portal. Caso tenha interesse, me mande seu texto pelo email redacao@desabafodemae.com.br
Aguardo seu retorno!
obrigada!

2:28 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Celia,

é um prazer receber sua visita! Vamos escrever um artigo sim e publicar no Desabafo de Mãe, te envio em breve.

Com amor,
Leticia

7:46 PM  
Anonymous Anonymous said...

Le, agora que estou mais em casa(esperando minha filhota nascer), tenho lido com mais frequência o blog e continuo amando tudo e fascinada por tua dedicação e entusiasmo!! Cada dia te admiro mais... Grande beijo, Flavinha.

2:38 PM  
Blogger LeticiaBTK said...

Flavinha,

Obrigada pela visita linda! Curte teu bebê, que delícia!

Um beijão, com muito amor,
Leticia

8:32 AM  

Post a Comment

<< Home