Elementos e mobiliário
A Educação Condutiva incentiva o trabalho por longos períodos de tempo levando a superar alguns de seus problemas motores. Através da liderença do condutor, e com o uso dos móveis especializados, ela proporciona o uso de sua própria inteligência para o entendimento destas dificuldades. Com a intenção rítmica e a observação no grupo leva àqueles que visualizam se mover, serem ativos e tornarem-se independentes.
Os principais elementos da Educação Condutiva são:
- o condutor
- o grupo
- a intenção rítmica
- o mobiliário específico
- a rotina diária
O condutor premia cada pequena conquista atingida. Esta conquista é compartilhada pelo grupo, fazendo com que o grupo observe, reflita e vislumbre também aquele objetivo como seu.
A intenção rítmica é constante. Todo movimento é repetido inúmeras vezes, e 'cantado' através de uma melodia conhecida. Por exemplo, sempre que a criança fica em pé:
" Estou de pé, 1, 2 , 3. Estou de pé bem bonito,1, 2, 3. Estou de pé, bonito e retinho, 1, 2, 3. Estou de pé, estou de pé, estou de pé."
Ou, ao esticar o braço:
"Estico meu braço lá em cima. Lá em cima. Estico meu braço lá em cima. Lá em cima. Estico meu braço lá em cima. Lá em cima."
O mobiliário é simples e pode ser fabricado sem nenhuma dificuldade. A grande diferença entre os usuais, é que ele sempre dá a opção que a criança se 'segure' ou se 'agarre' seja na mesa. Eles têm o estilo de um 'estrado de cama', não é sólido, mas sim com ripas de madeira lado a lado. Descrevo abaixo alguns deles:
- cama / mesa
- barra de segurar
- cadeira com encosto
- caixa para os pés
- banco
- escada
1 Comments:
A palestra da Célia é bem nesse sentido. Explicativa. Legal!
Beijos
Dinda
Post a Comment
<< Home