Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, October 12, 2006

Elementos e mobiliário


A Educação Condutiva incentiva o trabalho por longos períodos de tempo levando a superar alguns de seus problemas motores. Através da liderença do condutor, e com o uso dos móveis especializados, ela proporciona o uso de sua própria inteligência para o entendimento destas dificuldades. Com a intenção rítmica e a observação no grupo leva àqueles que visualizam se mover, serem ativos e tornarem-se independentes.

Os principais elementos da Educação Condutiva são:

  • o condutor
  • o grupo
  • a intenção rítmica
  • o mobiliário específico
  • a rotina diária

O condutor premia cada pequena conquista atingida. Esta conquista é compartilhada pelo grupo, fazendo com que o grupo observe, reflita e vislumbre também aquele objetivo como seu.

A intenção rítmica é constante. Todo movimento é repetido inúmeras vezes, e 'cantado' através de uma melodia conhecida. Por exemplo, sempre que a criança fica em pé:
" Estou de pé, 1, 2 , 3. Estou de pé bem bonito,1, 2, 3. Estou de pé, bonito e retinho, 1, 2, 3. Estou de pé, estou de pé, estou de pé."
Ou, ao esticar o braço:
"Estico meu braço lá em cima. Lá em cima. Estico meu braço lá em cima. Lá em cima. Estico meu braço lá em cima. Lá em cima."

O mobiliário é simples e pode ser fabricado sem nenhuma dificuldade. A grande diferença entre os usuais, é que ele sempre dá a opção que a criança se 'segure' ou se 'agarre' seja na mesa. Eles têm o estilo de um 'estrado de cama', não é sólido, mas sim com ripas de madeira lado a lado. Descrevo abaixo alguns deles:
  • cama / mesa
  • barra de segurar
  • cadeira com encosto
  • caixa para os pés
  • banco
  • escada
A cama é usada nos movimentos como rolar, arrastar, descer da cama, colocar os pés no chão, ficar de pé apoiando-se na cama, sentar-se a partir do em pé. Esta mesma cama se transforma em mesa quando se é colocada em volta as cadeiras. Na mesa, com o auxílio de barras de madeira a criança se segura com uma ou duas mãos, dependendo da tarefa a ser realizada. Na mesa se realiza o brincar, pintar, as refeições, os movimentos com as mãos. A cadeira com encosto é usada para a criança sentar-se a mesa. Sob os pés são colocadas caixas de madeira para que os pés fiquem sempre com apoio. Com esta mesma cadeira se exercita o andar. A criança segura no encosto da cadeira e vai empurrando dando apoio e intenção no caminhar. Também são usadas escadas que servem de apoio para os braços nos movimentos de pé e no andar, e bancos, com eles se exercita o sentar sem apoio.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A palestra da Célia é bem nesse sentido. Explicativa. Legal!
Beijos
Dinda

9:12 PM  

Post a Comment

<< Home