Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Tuesday, September 12, 2006

Muito a frente de seu tempo


O método do Peto é precursor da contemporânea, não-médica, higiene mental positiva de Gordon. Ele coloca a saúde e doença em uma diferente visão e atende os problemas com uma atitude holística e bio-psicológica. Não existe um pensamento 'fechado', tratam pacientes como clientes, usam uma análise de processo dinâmico em vez de uma visão casual. Ao invés de terapia e cura, se faz educação e aprendizado contínuo.
A essência de seu método se baseia em exercícios físicos com funcionamento mental - executar cada ação, com uma ordem, dita de forma repetitiva e sonora. Os movimentos são sempre cantados, colocados em um enredo, fazendo a criança lembrar de uma música conhecida e executar o movimento. O mesmo ocorre quando ela escuta a tal música, fora do seu ambiente de escola, ela lembra da função a executar.
A essência deste método é que o aprendizado cresce com a eficiência do cérebro humano. O mais lindo de tudo isso é que András Peto desenvolveu isto na prática, chamou profissionais para julgar e avaliar seu desempenho (que profissional está acostumado a fazer isto, a ser pôr em prova ?) e tentou ensinar, formar profissionais para seguir seu método. E seu sucesso se deu em executar uma aplicação médica ao elemento humano de forma biológica e etológica (o estudo do comportamento do ser humano e sua organização social a partir de uma perspectiva biológica), ainda pouco comentada e ainda menos aceita, nos dias de hoje.

Crianças ditas 'inválidas' dão trabalho aos governos, que tentam incluí-las no ensino comum como se a adaptação fosse simples, chegar numa escola com escadas, portas estreitas, profissionais despreparados, sociedade mal informada.
A Educação Condutiva é a extensão de uma solução para tais problemas trazendo a informação de que estas crianças com paralisia cerebral, ditas 'incuráveis', adultos com derrames, idosos com Parkinson podem ser integrados no dia-a-dia. Peto oferece a oportunidade e dá a responsabilidade para que a comunidade possa visualisar estas pessoas como seres ativos, desde que ensinados de forma apropriada.

Peto era uma pessoa a frente de seu tempo.

Peto era uma pessoa absolutamente positiva e fazia com que todos os seus alunos se encaixassem na vida, de forma independente. Mesmo que ele não conseguisse atingir 100% de seu objetivo, ele ensinava todos a falar, comer e andar - em condições de viver como seres humanos. E ele não duvidava disso nem por um momento, ele sempre encontrava alguma positividade em cada um de seus alunos e fazia seus condutores pensarem com êxito.

O exemplo de Peto fez com que muitas pessoas quisessem dar continuidade a seu método, continuar executando as tarefas de forma exitosa como ele conduziu seu Instituto durante sua vida.
Posso dizer que em mim também foi despertado este desejo de dar continuidade, de mostrar, de dar a oportunidade para que outros tenham a chance de conhecer, testar e comentar sobre Educação Condutiva. E acho até engraçado que tenha me fascinado tanto, uma vez que comento com outras mães sobre o método, sua história e vejo que elas se apaixonam mesmo assim, sem conhecer em teoria, mas admirando os resultados observando 'apenas' o desempenho de seus filhos.

*alguns dos descritos deste Post foram citados por Dr. Miklós Kun, Prof. Pál Gegesi Kiss, Dr. Károly Ákos.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Letíci!AMEI o blog!MUITO interessante,instrutivo e emocionante!Go ahead!Vou vir aqui sempre.Obrigada por compartilhar esse momento seu e dos guris comigo.Bjos com saudade,Magé

7:14 AM  

Post a Comment

<< Home