Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, September 07, 2006

Arriba Mexico! A conocer Educación Conductiva...


E começaram as coincidências...
Comentei com meu marido no almoço sobre a possibilidade de irmos ao México conhecer esta tal de Educação Condutiva. A tarde me liga minha sogra perguntando se era mesmo sobre o assunto Educação Condutiva que eu vinha comentando nas últimas semanas. Eu disse: sim! E então ela estava na Universidade de Itajaí, reunida com algumas professoras de educação especial, que estavam indo para o México num curso de verão, aprender mais sobre ... Educação Condutiva!
Foi aí que fiz contato com o Instituto Morelos, en Jiutepec. Y..., fijate, estavan buscando niños para el curso de verano que empezaria en menos de un més.
Fui procurar no mapa, onde fica isso! Não achei, mas Jiutepec está anexado a Cuernavaca, que está a uma hora e meia de Ciudad de Mexico.
Lá conheci Margara, uma mãe maravilhosa, que como eu, se apaixonou pela Educação Condutiva. Com amor ela conseguiu reunir outras crianças e inicar o atendimento das técnicas de Peto no belíssimo quintal de sua casa, buscando benefícios não somente para sua filha, mas para aqueles que se interessassem.
O curso durou um mês, e na primeira semana tive acesso a biografia de Andras Peto, uma introdução ao Instituto na Hungria, ao êxito da Escola de Birmingham, e aos móveis, as músicas, as canções, a forma de ensinar aos meus filhos que eles podem muito, muito.
As palavras de Margara me fizeram rolar lágrimas: Ela estava me falando dela mesmo e eram as palavras que eu buscava pra mim! Era isso que eu queria ouvir de todas as terapeutas que atenderam meus filhos... que nunca me falaram nada. Mas agora eu escutava, de uma mãe, com um caso de sucesso, me dando exemplos dos ganhos de sua pequena desde que iniciou com a Educação Condutiva.
Um mês de México, recheado de chilli, tequila e escorpiões - foram o suficiente para que meus filhos tivessem um melhor desempenho de equilíbrio, movimento coordenado, atenção, auto-confiança e motivação.
Eu mesma saboreei cada momento e decidimos, sim, vamos largar tudo, vamos seguir nosso coração, vamos investir em nossos filhos AGORA.
Em vez de construir um futuro para nossos filhos, vamos permitir que eles tenham um futuro desde já.
Decidimos nos inscrever para ir a Birmingham.
A Educação Condutiva se trata de un processo de aprendizado ativo. A idéia central do sistema educativo formado por András Peto trata-se de que o problema neuromotor é um problema de aprendizagem, mais do que médico ou terapêutico. Mais especificamente, além dos danos no sistema nervoso central, a disfunção motora é causada pela falta de cooperação de diferentes funções.

A Educação Condutiva é entendida assim como um caminho indireto para a integração funcional e o aprendizado de funções coordenadas através da utilização das áreas cognitivas e de percepção. O Dr. András Peto foi um dos primeiros a considerar a incapacidade motora como um tema associado a educação e não como um problema biológico.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home