Educação Condutiva - com amor

Quero escrever sobre Educação Condutiva porque me apaixonei por este método, cheio de amor, que tem atendido aos meus filhos com p.c. Quero descrever o que tenho estudado, aprendido, escutado e sentido ... Tenho a vontade de abraçar o mundo e fazer com que todas as crianças na mesma condição motora de meus filhos, tenham a chance de receber toda esta inteligência, técnica, forma de agir, pensar e sentir, que com todo carinho o Dr. Andras Peto deixou de herança.

Thursday, September 07, 2006

András Peto, o poeta


András Peto (1893-1967)
Peto nao sabia bem como 'entitular' a técnica que ele aplicava de forma metódica e rotineira em seus pacientes de polio, primeiramente chamou de educação do movimento (...) , depois entitulou Pedagogia Condutiva (Conductive Pedagogy) e então passou a chamá-la de Educação Condutiva (Conductive Education).
Gosto de ressaltar que em português a palavra 'condutiva' não expressa o real significado dela em inglês. Em português entendemos que 'alguém conduz alguém' de forma passiva, mas em inglês 'conductor' significa 'maestro' (de uma orquestra) e 'conductive' seria ainda maestrar, orientar de forma sábia, porém de forma ativa.
Dúvidas ainda tenho, eu talvez, hoje, chamaria de Educação Orientada, para que tivesse seu significado ainda mais próximo do seu real sentido. Mas também imagino que em húngaro, tenha ainda uma nova 'sensível' diferença.
O condutor, ele formado depois de 4 anos, misturando algumas das profissões que conhecemos, sabiamente orienta as crianças como o maestro da orquestra, executando a liderença.

A Pedagogia Condutiva não se trata de uma terapia de cura para uma função específica, mas sim está relacionada com o desenvolvimento de um potencial para funções coordenadas.
Usar a palavra terapia também não entendo de forma correta. Afinal, conhecemos terapia como um atendimento, normalmente realizado de forma individual, onde se trata um 'problema' pontual. A sala da educação condutiva é um grupo, onde um aprende com o outro, lado a lado, observando, imitando, aprendendo. - Eu vejo como ele faz e quero fazer igual. Assim é na escola da vida, minha filha de um ano derruba todos os dvds da prateleira, e meus filhos de três querem fazer igual. Ela desperta o interesse neles, o que, na minha opinião já começam novas conexões cerebrais que permitam o fazer.
Ter vontade, querer fazer, imaginar que eu posso e até acreditar que eu vou fazer, já faz parte do fazer.
A Pedagogia Condutiva é um método que não trata separadamente os músculos ou os membros, mas transforma funções corticais em eventos.
As idéias de desenvolvimento de habilidades vêm de outros estudiosos, Edouard Seguin (1812-1880) citava que o desenvolvimento das capacidades e o poder fazer é muito importante no estabelecimento do 'método de aprendizado fisiológico'. Ele pontua os seguintes itens:
  1. a educação de forma consciente deve ser iniciada o mais cedo possível, antes da idade escolar
  2. é essencial que o ensino seja variado e rítmico, voltado para as necessidades do indivíduo
  3. não deve ser orientado a resultados e sim trabalhar com que a atividade - ela mesma - se torne o objetivo
  4. não existem casos sem esperança, pois as habilidades intelectuais para qualquer pessoa com alguma deficiência pode ser desenvolvida

Estas percepções formam a base do método de András Peto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home